Joaçaba Pneus
GERAL

Marcola e membros do PCC estão sendo transferidos a presídio em Brasília -

22 Mar 2019 - 12h24Por Breno Pires

Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza ao longo desta sexta-feira, 22, a transferência para a penitenciária federal de Brasília de quatro integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), incluindo Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder da facção criminosa.

Eles estavam na penitenciária federal de Porto Velho, em Rondônia, e estão em deslocamento até a capital federal. A previsão de chegada é às 14h.

Os outros transferidos são Claudio Barbara da Silva, Patric Velinton Salomão e Pedro Luiz da Silva. Os quatro se encontravam presos na penitenciária federal de Porto Velho.

A operação é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP, criada na gestão do ministro Sérgio Moro, e a transferência envolve agentes do Departamento de Penitenciário Nacional (Depen) e do Comando de Operações Táticas da Policial Federal (COT/PF), além da Força Aérea Brasileira (FAB), que faz o transporte aéreo.

De acordo o MJSP, a ação é parte dos protocolos de segurança pública relativos à alternância de abrigo dos detentos de alta periculosidade ou integrantes de organizações criminosas, entre as unidades prisionais federais. A medida é estratégica para o isolamento de lideranças e fundamental para o enfrentamento e o desmonte de organizações criminosas.

Semelhante medida foi tomada no dia 13 de fevereiro, quando houve a transferência de membros do PCC do Estado de São Paulo para outras localidades. Vinte e dois integrantes do PCC foram incluídos no Sistema Penitenciário Federal.

O ministro Sérgio Moro ligou ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para informar a transferência. Como medida para reforçar a segurança, a Força Nacional reforçará a proteção do perímetro das áreas que contornam a Penitenciária Federal de Brasília.

Matérias Relacionadas

Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá
Economia

Programa Juro Zero libera mais de R$ 2 milhões em dois meses

Programa de Microcrédito Municipal atende micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e autônomos
Programa Juro Zero libera mais de R$ 2 milhões em dois meses
Geral

Fiscais interditam estabelecimento por descumprir regra sanitária

A fiscalização terá continuidade nos próximos dias e os estabelecimentos noturnos (restaurantes, lanchonete, bares e similares) que não estiverem adequados, serão penalizados com as interdições
Ver mais de Geral