Unimed - Capa
Geral

Marcha do Silêncio reflete sobre o impacto das mortes no trânsito

19 Nov 2012 - 12h56

Cerca de 300 pessoas participaram neste domingo da 5ª Marcha do Silêncio em Jaraguá do Sul. A caminhada, que percorreu as principais ruas do centro da cidade, foi uma maneira de protestar contra a violência no trânsito. Para um dos organizadores do evento, Marcelo Fior, a manifestação serve para chamar a atenção da população para os perigos da falta de consciência no trânsito.

[jwplayer mediaid="67800"]

Muitos familiares e amigos de vítimas de acidentes e pessoas que se preocupam com guerra silenciosa participaram. Faixas, cartazes e camisetas com fotos dos mortos, para pedir Paz no Trânsito. O repórter Rodrigo Floriani acompanhou uma dessas famílias.

[jwplayer mediaid="67798"]

As estatísticas mostram que cerca de 150 pessoas morrem todos os dias vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, isso nos locais dos acidentes. Se considerarmos os que morrem após receber atendimento hospitalar ou ficam com sequelas e morreram meses depois, o número de mortes pode passar de 300 por dia. Levantamento exclusivo da Jaraguá AM mostra que na região do Vale do Itapocu, desde janeiro deste ano até hoje, morreram 62 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. No mesmo período de 2011, o número era de 52 mortes. Neste levantamento, estão contabilizadas as mortes nos perímetros urbanos, estradas do interior, SCs e BRs que cortam os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. O levantamento deste ano aponta que os meses de janeiro e março foram os mais violentos no trânsito, com dez mortes cada. Em janeiro, morreram sete pessoas em acidentes com motos e em março seis. Os números de vítimas se equivalem ao compararmos o tipo de veículo. Desde o começo do ano até agora, foram 32 mortes de acidentados com motos e 30 com outro tipo de veículo. 

A caminhada ocorre sempre no terceiro domingo de novembro é foi instituído pela ONU como Dia Mundial de Memória às Vítimas do Trânsito. O grupo que organiza a atividade aqui em Jaraguá do Sul já pensa em criar um "Observatório do Trânsito", para coletar e analisar estatísticas de acidentes na região.

(JOTHA SANTOS / RODRIGO FLORIANI)

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul

Os interessados devem estar cursando entre o terceiro e o penúltimo semestre do Curso de Engenharia Civil
Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul
Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Ver mais de Geral