Promoção - MEU PAI É
Conscientização

Marcha do Silêncio chama a atenção para o trãnsito

17 Nov 2012 - 11h31

As estatísticas mostram que cerca de 150 pessoas morrem todos os dias vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, isso nos locais dos acidentes. Se considerarmos os que morrem após receber atendimento hospitalar ou ficam com sequelas e morreram meses depois, o número de mortes pode passar de 300 por dia. Levantamento exclusivo da Jaraguá AM mostra que na região do Vale do Itapocu, desde janeiro deste ano até hoje, morreram 62 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. No mesmo período de 2011, o número era de 52 mortes. Neste levantamento, estão contabilizadas as mortes nos perímetros urbanos, estradas do interior, SCs e BRs que cortam os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. O levantamento deste ano aponta que os meses de janeiro e março foram os mais violentos no trânsito, com dez mortes cada. Em janeiro, morreram sete pessoas em acidentes com motos e em março seis. Os números de vítimas se equivalem ao compararmos o tipo de veículo. Desde o começo do ano até agora, foram 32 mortes de acidentados com motos e 30 com outro tipo de veículo. Para a idealizadora da Marcha do Silêncio, Sueli Mader, na maioria dos casos os acidentes não acontecem por falhas na sinalização de vias ou outro tipo de equipamento de segurança, ou falhas mecânicas. A falha humana tem sido a principal causa dos acidentes.

[jwplayer mediaid="67852"]

Muitos familiares e amigos de vítimas de acidentes e pessoas que se preocupam com guerra silenciosa estão se organizado para participar da Marcha do Silêncio e tentar conscientizar o maior número de pessoas possíveis sobre os reflexos da perda de alguém. Faixas, cartazes e camisetas com fotos dos mortos, para pedir Paz no Trânsito. A própria idealizadora destaca que tomou a iniciativa após a perda de um amigo.

[jwplayer mediaid="67850"]

A Marcha do Silêncio terá sua concentração na Praça Ângelo Piazera, domingo, às 8h30. A caminhada será feita nas ruas no entorno da praça com retorno ao mesmo local, cerca de uma hora depois. O terceiro domingo de novembro é instituído pela ONU como Dia Mundial de Memória às Vítimas do Trânsito. O grupo que organiza a atividade aqui em Jaraguá do Sul já pensa em criar um "Observatório do Trânsito", para coletar e analisar estatísticas de acidentes na região.

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Defesa Civil conclui nesta quinta-feira as obras de contenção na Rua João Januário Ayroso

Os trabalhos iniciaram há mais de 20 dias inclusive com a consturção de um enrocamento que tem a extensão total de 50 metros por seis metros de altura
Defesa Civil conclui nesta quinta-feira as obras de contenção na Rua João Januário Ayroso
Política

Eleições municipais: votação deve ser estendida em pelo menos uma hora

TSE estuda recomendar horários de votação diferentes por faixa etária
Eleições municipais: votação deve ser estendida em pelo menos uma hora
Saúde

Hemosc necessita de doações de sangue para regularizar estoques

É importante destacar que as doações, desde o início da pandemia e isolamento social, estão sendo realizadas mediante agendamento prévio
Hemosc necessita de doações de sangue para regularizar estoques
Polícia

Dois detidos por perturbação na madrugada desta quarta-feira em Jaraguá do Sul

Os registros aconteceram nos bairros Jaraguá Esquerdo e Nereu Ramos
Dois detidos por perturbação na madrugada desta quarta-feira em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral