secel
Geral

Mapa recebe proposta de abastecimento de grãos para Santa Catarina

28 Ago 2012 - 21h51

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, entregou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, um projeto de abastecimento de milho para Santa Catarina que sugere medidas emergenciais, até 31 de dezembro, para amenizar a falta do grão que afeta a avicultura, a suinocultura e a bovinocultura de leite catarinense. O ato ocorreu nesta terça-feira (28) no estande do Mapa na Expointer, em Esteio (RS). 


O documento foi elaborado em conjunto entre Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e entidades ligadas ao setor produtivo. "A avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite são atividades tradicionais da economia catarinense e passam por uma crise severa, sem precedentes na história, devido a dificuldades de acesso a insumos", informa João Rodrigues. "O milho e o farelo de soja representam mais de 70% do custo de produção dessas atividades.A estiagem reduziu a produção catarinense em 900 mil toneladas, elevando o déficit anual do Estado para mais de 2,7 milhões de toneladas em 2012", complementa. 

O Governo catarinense sugere que seja aplicado um subsídio, denominado de Valor de Escoamento do Produto (VEP), com limite de até 4 mil toneladas/mês por unidade agroindustrial do Estado. Também que seja mantido o VEP de até mil toneladas/mês, anunciado para iniciar na próxima semana, que atenderá os pequenos e médios criadores. E, ainda, que seja disponibilizado milho, no estado de origem, para clientes do balcão, no valor praticado atualmente em Santa Catarina de R$ 21 a saca, permanecendo o subsídio do frete e do tributo, além de ser criado um subsídio oferecido ao frete para o farelo de soja. 

O ministro Mendes Ribeiro encaminhou a proposta catarinense ao Conselho Monetário Nacional que deverá avaliá-la em breve. "Caso nossa proposta seja aprovada o impacto da crise de abastecimento será reduzido, porém não irá resolver o problema dos produtores catarinenses", destaca o secretário. João Rodrigues ressalta ainda que a safrinha de milho no Centro Oeste foi muito grande, 72% a mais do que no ano anterior, portanto há milho no Brasil. Porém o Governo Federal, por meio da Conab, não conseguiu transferir o milho adicional da região produtora para o Sul devido à dificuldade de transporte e as medidas já anunciadas pelo Mapa tiveram pouco impacto prático por falta de implementação. "A venda de milho na modalidade balcão oferece 27 toneladas/mês para o pequeno e médio produtor ao preço de R$ 21 por saca, mas muito pouco está acontecendo na prática", afirma. 

O secretário adjunto, Airton Spies, após conversa com representantes da Conab, informou que a Companhia tem hoje apenas 700 toneladas de milho em estoque no estado, sendo que o consumo total diário é de aproximadamente 15 mil toneladas. A licitação de frete feita nesta segunda-feira (27) para transportar mais 34 mil toneladas do Mato Grosso para Santa Catarina não conseguiu atrair nenhuma empresa interessada em prestar o serviço. Uma nova licitação de frete está prevista para o dia 6/9, porém depois de contratado o transporte, o milho leva mais 20 dias para chegar a Santa Catarina. 


"A regularização do abastecimento de grãos em Santa Catarina depende de transferência de milho para o Sul e se a medida do VEP com subsídio do frete for aprovada, o problema pode ser resolvido em 60 dias. Depois disso começam as chuvas no Mato Grosso e pode haver até perda de milho por falta de armazéns por lá, enquanto os do sul estão vazios", complementa Spies.


Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral