transito
Geral

Mantega indicará Graça Foster para comandar Petrobras, diz empresa

23 Jan 2012 - 15h52

A Petrobras, por meio de comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informou nesta segunda-feira (23) que o presidente do Conselho de Administração da companhia, Guido Mantega, indicará a atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a estatal, em substituição a José Sergio Gabrielli.


O nome de Graça Foster, como a executiva é conhecida, deverá ser apreciado pelos membros do conselho, em reunião que acontece no próximo dia 9 de fevereiro.

No final de semana, a colunista do G1, Cristiana Lôbo, já adiantara que Gabrielli deixaria o comando da estatal. O executivo está na presidência da empresa desde julho de 2005. Antes, Gabrielli ocupava a diretoria Financeira da estatal.

Segundo a Petrobras, Graça Foster, ex-presidente da Petroquisa e da Petrobras Distribuidora, "está à frente da área de Gás e Energia da Petrobras desde setembro de 2007, quando se tornou a primeira mulher a assumir uma diretoria da companhia".

Em 2010, o jornal inglês "Financial Times" apontou Graça Foster como uma das 50 executivas mais poderosas do mundo. A executiva também teve o nome cogitado, naquele ano, para assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff.

Entre 2003 e 2006, Graça Foster foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, então comandado pela presidente Dilma Rousseff.

Leia a íntegra da nota:

"Esclarecimento sobre Noticias: Alteração na Diretoria Executiva
Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2012 - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras esclarece sobre notícias divulgadas na imprensa acerca de possíveis alterações na Diretoria Executiva.


A Companhia informa que o Conselho de Administração é o órgão responsável pela eleição de seu presidente. O Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo, a se realizar dia 9 de fevereiro próximo, a indicação da atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras.

Uma vez o assunto em questão seja aprovado pelo Conselho, a Companhia dará ampla divulgação do fato."

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral