Geral
Mais de 800 licitações já foram cadastradas no portal Painel Gestão Brasil/SC
Mais de 800 licitações já foram cadastradas no Portal Painel Gestão Brasil/SC, desde que foi implantado dentro do Modelo de Gestão Estratégica do Governo do Estado, em julho deste ano. O portal mapeia itens comuns comprados pelos 26 Estados e o Distrito Federal e dá parâmetros dos preços praticados nas unidades federativas do País.
A quantidade de produtos cadastrados também evoluiu desde o início, atualmente são 57 produtos, com 168 especificações técnicas. O produto com maior número de licitações cadastradas é a caneta, sendo 72. Seguido de água mineral, 63 e saco de lixo, que somam 55 licitações cadastradas. O Estado com mais participação é São Paulo, com 468 licitações; já Mato Grosso e Manaus possuem apenas uma licitação cadastrada.
O objetivo da ferramenta é aumentar a eficiência de compras da máquina pública. Por meio do portal, é possível conhecer os custos de 168 itens utilizados no Estado, divididos em seis classes: combustíveis e lubrificantes, gêneros alimentícios, material de escritório, higiene, limpeza e medicamentos.
Para o secretário do Planejamento, Filipe Mello, que já apresentou o Painel aos membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), e inclusive recebeu pedido de informações do Ministério do Planejamento em Brasília, sobre o portal, Santa Catarina dá um passo à frente em relação aos demais Estados com a criação desta ferramenta e serve de exemplo para o país. "A evolução das informações e a participação dos Estados são fundamentais para melhores resultados", afirma Mello.
O valor pago em cada item é pesquisado nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal e comparados entre si, gerando o índice de eficiência do Estado em compras. "As informações contidas no Portal servem de subsídios para que os gestores estaduais possam negociar melhores preços dos itens usados no Estado e, assim, gerar economia aos cofres públicos, otimizando recursos para outros investimentos", explica o secretário da Casa Civil e coordenador do Modelo de Gestão Estratégica, Derly Massaud de Anunciação