dengue
Geral

Mais de 800 licitações já foram cadastradas no portal Painel Gestão Brasil/SC

12 Dez 2012 - 13h58

Mais de 800 licitações já foram cadastradas no Portal Painel Gestão Brasil/SC, desde que foi implantado dentro do Modelo de Gestão Estratégica do Governo do Estado, em julho deste ano. O portal mapeia itens comuns comprados pelos 26 Estados e o Distrito Federal e dá parâmetros dos preços praticados nas unidades federativas do País.


A quantidade de produtos cadastrados também evoluiu desde o início, atualmente são 57 produtos, com 168 especificações técnicas. O produto com maior número de licitações cadastradas é a caneta, sendo 72. Seguido de água mineral, 63 e saco de lixo, que somam 55 licitações cadastradas. O Estado com mais participação é São Paulo, com 468 licitações; já Mato Grosso e Manaus possuem apenas uma licitação cadastrada.

O objetivo da ferramenta é aumentar a eficiência de compras da máquina pública. Por meio do portal, é possível conhecer os custos de 168 itens utilizados no Estado, divididos em seis classes: combustíveis e lubrificantes, gêneros alimentícios, material de escritório, higiene, limpeza e medicamentos.

Para o secretário do Planejamento, Filipe Mello, que já apresentou o Painel aos membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), e inclusive recebeu pedido de informações do Ministério do Planejamento em Brasília, sobre o portal, Santa Catarina dá um passo à frente em relação aos demais Estados com a criação desta ferramenta e serve de exemplo para o país. "A evolução das informações e a participação dos Estados são fundamentais para melhores resultados", afirma Mello.


O valor pago em cada item é pesquisado nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal e comparados entre si, gerando o índice de eficiência do Estado em compras. "As informações contidas no Portal servem de subsídios para que os gestores estaduais possam negociar melhores preços dos itens usados no Estado e, assim, gerar economia aos cofres públicos, otimizando recursos para outros investimentos", explica o secretário da Casa Civil e coordenador do Modelo de Gestão Estratégica, Derly Massaud de Anunciação

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral