Séculus
Educação

Mais de 50% dos alunos do ensino fundamental terminam 3º ano analfabetos, na rede pública de ensino

12 Nov 2015 - 19h00
O relatório foi divulgado na última semana em audiência na comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Além disso, apenas nove por cento dos alunos do terceiro ano do ensino médio saem da escola sabendo Matemática de forma satisfatória. Para a diretora Executiva da entidade Todos Pela Educação, Priscila Cruz, a formação dos professores é fator importante para o baixo rendimento dos alunos em sala de aula.

O deputado Federal, Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, autor do pedido para a audiência na Câmara dos Deputados, defende modificações na metodologia de formação dos professores.

De acordo com Samuel Lara, presidente da Câmara de Educação Básica, da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, os maus resultados das escolas públicas brasileiras não se repetem nas escolas da rede privada. Segundo ele, isso acontece, porque as escolas da rede privada exigem dos alunos resultados individuais que confirmem a compreensão do aprendizado.

Para tentar melhorar o ensino no país, o ministério da Educação está propondo um novo currículo escolar para compor a Educação Básica. A medida está prevista no Plano Nacional de Educação. A proposta do MEC é que, 60 por cento do conteúdo da Educação Básica sejam padronizados. Ou seja, as escolas públicas e particulares vão ter que ensinar o mesmo conteúdo das áreas de linguagem, matemática e ciências humanas em todas as escolas do país. Os outros 40 por cento restantes do currículo vão ser preenchidos com disciplinas que valorizem a regionalidade de cada estado e município. Samuel Lara acredita que o novo currículo da educação básica precisa dar mais importância as disciplinas consideradas essenciais e descartar conteúdos considerados ultrapassados.

Até o dia 15 de dezembro é possível enviar ao ministério da Educação sugestões para as disciplinas e conteúdos que vão fazer parte da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Básico pela internet. Basta acessar o endereço www.portal.mec.gov.br. Para conhecer as propostas para o novo currículo da Educação Básica entregues ao MEC pelas escolas particulares acesse www.confenen.org.br.

AGÊNCIA DO RÁDIO
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral