dengue 2
Educação

Mais de 50% dos alunos do ensino fundamental terminam 3º ano analfabetos, na rede pública de ensino

12 Nov 2015 - 19h00
O relatório foi divulgado na última semana em audiência na comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Além disso, apenas nove por cento dos alunos do terceiro ano do ensino médio saem da escola sabendo Matemática de forma satisfatória. Para a diretora Executiva da entidade Todos Pela Educação, Priscila Cruz, a formação dos professores é fator importante para o baixo rendimento dos alunos em sala de aula.

O deputado Federal, Rogério Marinho, do PSDB do Rio Grande do Norte, autor do pedido para a audiência na Câmara dos Deputados, defende modificações na metodologia de formação dos professores.

De acordo com Samuel Lara, presidente da Câmara de Educação Básica, da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, os maus resultados das escolas públicas brasileiras não se repetem nas escolas da rede privada. Segundo ele, isso acontece, porque as escolas da rede privada exigem dos alunos resultados individuais que confirmem a compreensão do aprendizado.

Para tentar melhorar o ensino no país, o ministério da Educação está propondo um novo currículo escolar para compor a Educação Básica. A medida está prevista no Plano Nacional de Educação. A proposta do MEC é que, 60 por cento do conteúdo da Educação Básica sejam padronizados. Ou seja, as escolas públicas e particulares vão ter que ensinar o mesmo conteúdo das áreas de linguagem, matemática e ciências humanas em todas as escolas do país. Os outros 40 por cento restantes do currículo vão ser preenchidos com disciplinas que valorizem a regionalidade de cada estado e município. Samuel Lara acredita que o novo currículo da educação básica precisa dar mais importância as disciplinas consideradas essenciais e descartar conteúdos considerados ultrapassados.

Até o dia 15 de dezembro é possível enviar ao ministério da Educação sugestões para as disciplinas e conteúdos que vão fazer parte da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Básico pela internet. Basta acessar o endereço www.portal.mec.gov.br. Para conhecer as propostas para o novo currículo da Educação Básica entregues ao MEC pelas escolas particulares acesse www.confenen.org.br.

AGÊNCIA DO RÁDIO

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral