GNet
Clima

Mais chuva, temperaturas acima da média e ondas de calor em SC

30 Set 2015 - 19h24

Os episódios de chuva com dias consecutivos de chuva podem alternar com períodos de tempo firme, com pouca nebulosidade na maior parte do dia, e dias quentes com pancadas rápidas e passageiras associadas ao calor da tarde.


O modelos climáticos indicam períodos de chuva persistente em outubro, devido ao fluxo de vento em médios e altos níveis da atmosfera (correntes de jato) que mantém o transporte de umidade para a região Sul do Brasil. Valores de chuva mais significativos devem ocorrer nos meses de novembro e dezembro, associados a Sistemas Convectivos que se formam preferencialmente no sul do Paraguai e influenciam o oeste da região Sul.

Localmente a circulação marítima é mais frequente na primavera, contribuindo com chuva fraca e persistente no Litoral catarinense. Estudos científicos indicam aumento da chuva e tempestades severas no Sul do Brasil, em anos de El Niño. Para este período ressaltasse o acompanhamento diário da previsão de tempo, devido à ocorrência de eventos extremos.

Na primavera os totais mensais de chuva são mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 180 a 250 mm no Oeste e Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Vale do Itajaí e de 140 a 150 mm no Litoral. Em novembro e dezembro o volume de chuva os valores médios mensais variam de 130 a 180 mm em média, no Estado.

Fonte: Defesa Civil

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral