Premix Concreto
Vandalismo

Maior escola de Barra Velha é alvo de vândalos no fim de semana

06 Nov 2012 - 11h32

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha e a direção da Escola Básica Antônia Gasino de Freitas, registrou boletim de ocorrência nesta segunda-feira, dia 5, solicitando investigação do ato de vandalismo que destruiu a sala dos professores e a cozinha da escola, a maior da rede municipal de ensino, localizada no bairro São Cristóvão. A escola foi atacada pelos vândalos na noite de sábado, dia 3, por volta das 23h, e foi considerada pela diretora, Andreia Testoni, como o maior registro de destruição já visto numa escola do município: os suspeitos destruíram toda a merenda escolar, jogaram a comida pelo chão e espalharam óleo e material de limpeza, inutilizando a alimentação escolar.


Mas o pior estava reservado para a sala dos professores, que foi incendiada pelos criminosos, destruindo mobiliário, ar condicionado, computadores, fiação elétrica e comprometendo a laje da unidade. O fogo ameaçou se espalhar por toda a unidade, mas foi controlado pelos bombeiros em cerca de 30 minutos. Tudo foi perdido, além das provas dos alunos, cerca de 120 dicionários novos, e muito material. Andréia revela ainda que a destruição ocorreu meia hora antes da chegada do vigia. Quando ele chegou na escola, viu o arrombamento de fora, e foi avisar a diretora em casa. Ao voltar, deparou-se com as chamas.

A perícia policial já adianta que a ação foi mesmo de vândalos, e não curto-circuito. Eles retiraram as chaves de um molho guardado num chaveiro, na lavandeira, e abriram várias salas, inclusive a dos professores, onde atearam fogo com o álcool da cozinha. Ainda não há suspeitos, mas foi aberta investigação policial. A secretária de Educação, Antonina Damásio Ramos, optou por cancelar as aulas até quinta-feira, dia 8 de novembro, pois a equipe da escola precisa reorganizar e reestruturar os espaços destruídos. O valor dos prejuízos ainda não foi contabilizado.

(ROGÉRIO TALLINI)

 

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Geral

Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal

Não houve vítimas, apenas danos materiais
Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal
Geral

Temporal provoca queda de árvore em Corupá

Com a queda, pelo menos dois postes da Rua Francisco Mees, no bairro XV de Novembro, foram danificados
Temporal provoca queda de árvore em Corupá
Ver mais de Geral