Unimed - Capa
Geral

Lodo no rio Bracinho prejudica abastecimento de água em Schroeder

O fato ocorreu devido a manutenção em uma comporta da barragem do Primeiro Salto da Usina Bracinho. Segundo a Celesc, ao perceber a vasão do material, os trabalhos foram suspensos

21 Out 2020 - 17h15Por Da redação
Lodo no rio Bracinho prejudica abastecimento de água em Schroeder - Crédito: Divulgação Prefeitura de Schroeder Crédito: Divulgação Prefeitura de Schroeder

Moradores de Schroeder devem economizar água nas próximas horas. Uma grande quantidade de lodo no rio Bracinho fez com que a Águas de Schroeder suspendesse as atividades da captação 02.

Além disso, os filtros e reservatórios já estão abaixo do nível normal, devido ao alto consumo de água. A Estação de Tratamento de Água (ETA), também está sendo comprometida pelo lodo, por isso, a companhia pede aos moradores que economizem água para evitar o desabastecimento total.

Em nota a Celesc informou que dentro do programa de manutenção preventiva, foram realizadas na manhã desta quarta-feira (21) procedimentos de manutenção regular na comporta de fundo da barragem do Primeiro Salto da Usina Bracinho, no município de Schroeder. Para tanto, foi necessário baixar o nível do reservatório, sempre respeitando as regras definidas em sua outorga.

Ainda de acordo com a Celesc, este procedimento visa manter em condições plenas de operação e segurança o respectivo dispositivo de descarga da barragem, objetivando atender as regras de seu plano de segurança de barragem e as boas práticas de manutenção.

Durante os trabalhos foi identificado que a vazão de afluente estava carregando material sólido do próprio reservatório. A equipe técnica interrompeu o procedimento através do fechamento da comporta de fundo, a fim de avaliar alternativas para a realização deste procedimento, para que seja minimizado esta influência à jusante do reservatório.

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral