Delivery Much
Geral

Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica

O lançamento acontece nesta quinta-feira (3). Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, da qual a autora, Marili Zanotti, é voluntária

03 Dez 2020 - 09h00Por Janici Demetrio
São 60 opções doces e salgadas, com opções sem glúten e lactose, além de imagens e depoimentos emocionantes - Crédito: Divulgação São 60 opções doces e salgadas, com opções sem glúten e lactose, além de imagens e depoimentos emocionantes - Crédito: Divulgação

Cozinhar não é apenas misturar ingredientes. É, acima de tudo, incluir dedicação e amor em todos os detalhes da preparação. Cada vez mais procurada no mundo inteiro, a cozinha afetiva tem uma forte ligação com essa realidade, buscando nas memórias um tempero todo especial. 
 
Geralmente relacionada à comida de vó, ela enaltece relíquias de família, aquelas anotadas em caderninhos antigos e marcados pela passagem do tempo. Repletas de lembranças especiais, essas receitas costumam aguçar não só o paladar, mas também a emoção dos almoços de domingo e dos doces de infância. 
 
Inspirado por essas recordações, o livro Vó Nica – Sabores de Casa, lançado pela Design Editora, chega nesta semana, às livrarias. Nele, Marili Zanotti resgata pratos e histórias da mãe, a Vó Nica, que, ao longo da vida, fez a alegria de centenas de pessoas com preparações tradicionais, como a maionese, a salada de pepino e o sorvete cremoso. 
 
Conforme a autora, a ideia foi inspirada pela afeição da Vó Nica pela cozinha e, consequentemente, pela saudade que as receitas deixaram. “Dois fatos me marcaram muito: o primeiro foi o pepino que era feito para o encerramento da AMA (Associação de Amigos do Autista). Neste evento, nunca podia faltar o pepino da Nica, um prato aguardado por todos. Bateu-me saudades daquela receita e tomei o desafio de tentar fazê-lo. Semanas depois, minhas filhas pediram que eu fizesse o croquete de camarão da vó. Durante a preparação, foi muito forte a sensação de ter a minha mãe me orientando no passo a passo”, relembra. 
 
Mais tarde, como meta de ano novo, Marili se comprometeu a organizar as receitas da mãe. A vontade de compartilhá-las deu origem ao livro, que é uma homenagem póstuma à Vó Nica, falecida em 2017. Conforme a autora, Marili Zanotti, a ideia foi inspirada pela afeição da Vó Nica pela cozinha e, consequentemente, pela saudade que as receitas deixaram.  

A compilação inclui 60 opções doces e salgadas, com opções sem glúten e lactose, além de imagens e depoimentos emocionantes. O lançamento acontece nesta quinta-feira (3), a partir das 20h, em uma transmissão ao vivo no Facebook do livro, Rádio Jaraguá e Grafipel, além do Youtube da Grafipel.
 
Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, da qual a autora é voluntária desde 2003. Além disso, a Vó Nica também exerceu trabalho voluntário na entidade de 2009 a 2017. O livro será comercializado, a R$ 80, pela Grafipel e pela associação.  
 
Sobre o livro Vó Nica – Sabores de Casa
Com quase 150 páginas, o livro compartilha com os leitores 60 receitas que, ao longo dos anos, ficaram famosas a partir das mãos da Vó Nica. Completa, a seleção é dividida entre molhos e temperos, saladas, patês, farofas e pirão, aperitivos, pratos frios e quentes, massas, carnes, bolos, cucas e tortas, gelados, sorvetes e diversos. Para saber mais, basta seguir @vonicasaboresdecasa no Facebook e no Instagram. 


 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Serra do Rio do Rastro está temporariamente interditada para obras de contenção

Serra do Rio do Rastro está temporariamente interditada para obras de contenção
Geral

Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas

Cinco empreiteiras participaram do processo licitatório, que compreende as obras de arte especiais do trecho - Ponte do Portal, Viaduto do Manne e elevado no bairro Avaí
Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas
Geral

Idoso de Curitiba que estava desaparecido é encontrado em Rio do Sul 

Silverinho da Silva, 69 anos, dirigia um GM/Prisma e chamou a atenção dos policiais porque estava rodando sem uma das rodas
Idoso de Curitiba que estava desaparecido é encontrado em Rio do Sul 
Geral

Pedágio virtual dos Bombeiros de Jaraguá encerra nesta sexta

Qualquer valor é bem-vindo
Pedágio virtual dos Bombeiros de Jaraguá encerra nesta sexta
Ver mais de Geral