Caraguá
Geral

Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá

A jornalista e professora Darci Rutsatz usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro

21 Jul 2021 - 11h10Por Da Redação
Livro "No Vale das Cachoeiras" é apresentado durante sessão na Câmara de Corupá  -

A jornalista e professora Darci Rutsatz, apresentou durante a sessão do legislativo corupaense, realizada nesta segunda-feira (19), o livro “No Vale das Cachoeiras”, que conta a história da Rota das Cachoeiras. Ela usou o Espaço Tribuna Livre, exibiu slides com a história do parque desde a sua fundação e presenteou os vereadores com um exemplar do livro. Darci diz que entre os seus objetivos e intenções com o livro, “é fazer com que as pessoas tenham mais amor por este paraíso, e promover a educação ambiental, preservar e proteger o patrimônio natural da Rota das Cachoeiras, resgatar, valorizar e divulgar as suas belezas naturais”.

O livro faz parte da Campanha “Livro Livre-Literatura para Todos-Preservar é Amar, é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. É patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Alunos trocam material reciclável por livro de literatura infantil. Em Corupá, o projeto de literatura e conscientização ambiental está na sexta edição. Ele começou em 2015 e em quatro anos (2015-2018), foram recolhidos 39.554,5 Kg de material reciclável.

Rota das Cachoeiras

O Parque Municipal Emilio Fiorentino Battistella Rota das Cachoeiras fica na da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella, propriedade da empresa Mobasa, localidade de Rio Novo. É administrado pela Associação de Preservação Ecoturismo Rota das Cachoeiras. Foi inaugurado em 1990, no aniversário da cidade, 7 de Julho, na administração do prefeito Ernesto Felipe Blunk e vice José Norberto Müller. As trilhas foram abertas por cinco amigos, Gervásio Zanghelini, Miro Silva, Juvenal Mokwa, padre João Heidemann e Júlio Hupka, que deram nome as cachoeiras: 1ª Suspiro, 2ª Banheira, 3ª Três Patamares, 4ª Pousada do Café, 5ª Repouso, 6ª Remanso Grande, 7ª e 8ª Confluência, 9ª Corredeiras, 10ª Tombo, 11ª Palmito, 12ª Surpresa, 13ª Boqueirão, 14ª Salto Grande.

Em seus 1.153,66 hectares, a reserva tem uma grande importância ecológica, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina, ecossistema brasileiro que apresenta hoje menos de 8,8% de sua área original. Apesar da grande riqueza representada pela biodiversidade deste ecossistema, a RPPN é procurada fundamentalmente pela existência de 14 cachoeiras de excepcional beleza, em que através de um percurso de 2.950m pela trilha denominada Passa Águas situada ao longo do Rio Novo, é possível realizar a observação da fauna e flora, com suas exuberantes árvores encontradas no local, bem como admirar a beleza cênica proporcionada pelas cachoeiras formadas no Rio Novo. A última cachoeira, denominada Salto Grande, tem 125m de queda.

O percurso leva em média 4h para ser realizado com segurança. A Rota das Cachoeiras é administrada pela Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras. Possui infraestrutura de estacionamento, banheiros com chuveiro e churrasqueiras - confira aqui. No momento, o parque está fechado para manutenção.

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá já conta com nova prestadora de limpeza urbana

Nesta semana, funcionários da empresa já promoveram a limpeza de algumas localidades do Município com o bairro Nereu Ramos.
Jaraguá já conta com nova prestadora de limpeza urbana
Geral

Jaraguá em Dança conta com noite de abertura para os coreógrafos

Evento desta noite, destinado para os coreógrafos, conta com apresentação especial. Os ingressos para o público serão distribuídos na bilheteria da Scar, dois dias antes de cada sessão
Jaraguá em Dança conta com noite de abertura para os coreógrafos
Geral

Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente

Regime Próprio de Previdência Social do município é um dos 15 com melhor indicador de avaliação do País
Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente
Geral

Campanha 'Meu Fort dá Sorte' finaliza com mais de 14,5 milhões de cupons gerados e quase meio milhão

Ação promocional foi alusiva ao aniversário do Fort Atacadista e sorteou 22 automóveis
Campanha 'Meu Fort dá Sorte' finaliza com mais de 14,5 milhões de cupons gerados e quase meio milhão
Ver mais de Geral