Câmara

Lideranças comemoram a manutenção das 11 vagas na Câmara de Vereadores

06 Jul 2011 - 15h56

Venceu o bom senso, a democracia e a vontade popular. Estas foram em resumo as avaliações feitas principalmente por aqueles que defendiam a permanência das 11 vagas na Câmara de Vereadores. O debate em torno da alteração da Lei Orgânica Municipal começou em março, quando os vereadores aprovaram em primeira votação um projeto de Emenda à LOM, elevando de 11 para 19 o número de vagas. A proposição foi feita por Afonso Piazera Neto, do PR, que ontem mudou o voto e posicionou-se contra o aumento.

[jwplayer mediaid="91510"]

 

Outro vereador que mudou o voto em relação à primeira proposta foi Jean Carlo Leutprecht, do PC do B.

[jwplayer mediaid="91500"]

Em seu pronunciamento, o vereador comunista Jean Carlo Leutprecht, destacou que é importante a sociedade também voltar os olhos para outras questões que vem acontecendo no setor público, como o nepotismo, a aplicação dos recursos e cobrou o funcionamento do observatório social. Ele comenta ainda o peso que teve a opinião pública sobre a decisão de mudar o voto.

[jwplayer mediaid="91504"]

 

Votaram pelo aumento no número de vagas os vereadores Ademar Bras Winter, do PSDB, Francisco Alves, do PT, e Justino da Luz, também do PT.


Nas últimas semanas, a polêmica sobre o número de vagas na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul ganhou a mídia nacional. Ontem à noite, por exemplo, enquanto ocorria a votação na Câmara, o assunto era destaque do Jornal Nacional, da Rede Globo. Ouça o que disse o apresentador Willian Bonner.

[jwplayer mediaid="91506"]

 

A cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, viveu esta mesma polêmica há algumas semanas. Lá, com a pressão popular contrária, os vereadores também decidiram manter em dez o número de vagas, mas a proposta era elevar para 15, a partir da legislatura que começa em 2013. O município gaúcho de Santa Rosa do Sul está começando este debate agora. Mas, tendo como espelho o que aconteceu em Jaraguá do Sul, algumas lideranças já começam a desenvolver campanha semelhante a que aconteceu nas últimas semanas aqui na cidade.


Na noite de ontem , a Jaraguá AM ouviu vereadores e lideranças presentes na sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Entre elas, o presidente da Associação Empresarial, Durval Marcatto Júnior, que esteve ao vivo  no estúdio principal da Rádio Jaraguá.

[jwplayer mediaid="91502"]

 

Quem também comemorou bastante a permanência das 11 vagas foi o presidente do DCE da Católica, Luiz Fernando Almeida.

[jwplayer mediaid="91508"]

 

Outro assunto que deve gerar polêmica assim que for levantado na Câmara de Vereadores é o aumento dos salários. Já na noite de ontem, os vereadores Jean Carlo Leutprecht, do PC do B, e o presidente da Casa, Jaime Negherbon, do PMDB, se posicionaram contrários à ideia.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral