Geral

Lages é 1ª cidade do país a realizar fertilização in vitro de suínos

01 Nov 2012 - 12h23

No início desta semana nasceram em Lages, os primeiros suínos fertilizados in vitro do Brasil. O processo foi desenvolvido pelos alunos e professores da Faculdade de Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Lages. A fertilização é considerada inovadora no país. Os óvulos foram retirados de animais abatidos e depois de maturados em laboratório, os embriões foram fecundados e os embriões, transferidos para uma fêmea por meio de uma cirurgia. O professor de reprodução animal e pesquisador do projeto de fertilização in vitro e clonagem de suínos, Alceu Mezzalira, explica que esta não foi a primeira tentativa. Segundo ele, foram feitas duas tentativas nos últimos dois anos. Uma, há cerca de um ano, não deu certo. Dessa vez, foram fertilizadas três porcas, mas apenas em uma foi obtido sucesso.

[jwplayer mediaid="68451"]

Entre os objetivos dos pesquisadores do Curso de Medicina Veterinária é desenvolver o método de clonagem de algumas raças, além de otimizar o trabalho de reprodução suína, a fim de garantir a transferência e preservação de material genético.

[jwplayer mediaid="68453"]

O professor ressalta que em um primeiro momento a suinocultura não será influenciada, porém futuramente o projeto poderá ajudar o setor.

[jwplayer mediaid="68449"]

São seis filhotes, sendo cinco fêmeas e um macho. Foram 115 dias de gestação, e apesar da contribuição para a pesquisa genética, quando forem adultos, os porcos devem ser encaminhados para o abate.

(JANICI DEMETRIO)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Geral

Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados
Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua
Ver mais de Geral