Delivery Much
GERAL

Justiça manda transferir chimpanzé de zoo público para santuário em Sorocaba

23 Abr 2019 - 18h05Por José Maria Tomazela

O zoológico municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba, no interior, pode perder uma de suas principais atrações. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a transferência do chimpanzé Black, que vive sozinho em um recinto do zoo, para o Santuário de Grandes Primatas, na zona rural do município. O prazo para a transferência vence no dia 5 de maio, mas a prefeitura já pediu a suspensão da ordem até nova análise do processo.

A ação pelo resgate do Black foi iniciada há mais de um ano pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Sempre Pelos Animais, de São Roque. Em maio de 2018, um pedido de liminar para a transferência foi negado em primeira instância.

No julgamento do recurso, o relator Miguel Petroni Neto afirmou que, embora não haja provas de que o chimpanzé sofra maus tratos no zoológico de Sorocaba, os elementos juntados ao processo indicam que o santuário é o local mais adequado para o seu bem estar.

O santuário de Sorocaba é o maior dos quatro vinculados ao Projeto GAP de proteção a grandes primatas no Brasil. Além de outros animais, a unidade abriga cerca de 80 chimpanzés, a maioria resgatada em circos ou entregues por outros zoos.

Em 2014, o Black esteve alojado no santuário a pedido do zoo para manutenção de seu recinto. Naquele ano, ele se socializou com outros membros da espécie e conquistou uma companheira, a chimpanzé Margarete.

Quando o Quinzinho de Barros o pediu de volta, a direção do santuário iniciou uma campanha pela permanência, o que não aconteceu. Na ação, as entidades protetoras de animais argumentam que o chimpanzé, por ser uma espécie gregária, é privado de seus instintos mais básicos ao ser segregado em um zoológico, ficando sujeito ao assédio do público.

O zoológico de Sorocaba recebe 600 mil visitantes por ano, além de 90 mil alunos da rede pública, mas seu foco principal é a preservação e reprodução da fauna nacional, especialmente os animais ameaçados de extinção. A prefeitura informou que a suspensão da transferência do Black ainda está em vigor.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Chuva melhora condição hídrica em Santa Catarina

O quadro é justificado pelo volume de chuva significativo nos dois últimos meses. Porém, o cenário ainda é de estiagem e exige monitoramento contínuo.
Chuva melhora condição hídrica em Santa Catarina
Geral

Serra do Rio do Rastro está temporariamente interditada para obras de contenção

Serra do Rio do Rastro está temporariamente interditada para obras de contenção
Geral

Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas

Cinco empreiteiras participaram do processo licitatório, que compreende as obras de arte especiais do trecho - Ponte do Portal, Viaduto do Manne e elevado no bairro Avaí
Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas
Geral

Idoso de Curitiba que estava desaparecido é encontrado em Rio do Sul 

Silverinho da Silva, 69 anos, dirigia um GM/Prisma e chamou a atenção dos policiais porque estava rodando sem uma das rodas
Idoso de Curitiba que estava desaparecido é encontrado em Rio do Sul 
Ver mais de Geral