GERAL
Justiça manda transferir chimpanzé de zoo público para santuário em Sorocaba
O zoológico municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba, no interior, pode perder uma de suas principais atrações. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a transferência do chimpanzé Black, que vive sozinho em um recinto do zoo, para o Santuário de Grandes Primatas, na zona rural do município. O prazo para a transferência vence no dia 5 de maio, mas a prefeitura já pediu a suspensão da ordem até nova análise do processo.
A ação pelo resgate do Black foi iniciada há mais de um ano pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Sempre Pelos Animais, de São Roque. Em maio de 2018, um pedido de liminar para a transferência foi negado em primeira instância.
No julgamento do recurso, o relator Miguel Petroni Neto afirmou que, embora não haja provas de que o chimpanzé sofra maus tratos no zoológico de Sorocaba, os elementos juntados ao processo indicam que o santuário é o local mais adequado para o seu bem estar.
O santuário de Sorocaba é o maior dos quatro vinculados ao Projeto GAP de proteção a grandes primatas no Brasil. Além de outros animais, a unidade abriga cerca de 80 chimpanzés, a maioria resgatada em circos ou entregues por outros zoos.
Em 2014, o Black esteve alojado no santuário a pedido do zoo para manutenção de seu recinto. Naquele ano, ele se socializou com outros membros da espécie e conquistou uma companheira, a chimpanzé Margarete.
Quando o Quinzinho de Barros o pediu de volta, a direção do santuário iniciou uma campanha pela permanência, o que não aconteceu. Na ação, as entidades protetoras de animais argumentam que o chimpanzé, por ser uma espécie gregária, é privado de seus instintos mais básicos ao ser segregado em um zoológico, ficando sujeito ao assédio do público.
O zoológico de Sorocaba recebe 600 mil visitantes por ano, além de 90 mil alunos da rede pública, mas seu foco principal é a preservação e reprodução da fauna nacional, especialmente os animais ameaçados de extinção. A prefeitura informou que a suspensão da transferência do Black ainda está em vigor.

Matérias Relacionadas
Geral
É proibido andar embarcado em bicicleta no Calçadão e Praça Central de Jaraguá alerta Prefeitura
Foram instaladas placas orientativas sobre a proibição da circulação de bicicletas, sob pena de multa. A circulação só poderá ocorrer com os condutores desembarcados ou nos locais apropriados para estes veÃculos

Geral
Primeira casa enxaimel de Jaraguá do Sul será tombada como patrimônio histórico
Também foi aprovado a retirada do imóvel do local e será colocada em outro terreno

Geral
[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)
Dados da Defesa Civil, apontam para aproximadamente 40mm de chuva em pouco mais de 20 minutos, com rajadas de ventos de 80 a 90 KM/h.Â
![[FOTOS] Corupá contabiliza estragos causados por temporal no fim da tarde de domingo (23)](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/03/imagem-do-whatsapp-de-2025-03-24-as-112608-adbfbc60.jpg?a=CC&v=002)
Geral
IPTU de Jaraguá do Sul tem data de pagamento prorrogada até o dia 10 de abril
Esta data vale para para pagamentos à vista (com desconto de 10%) ou primeira parcela. Guias já estão disponÃveis para baixar no site da Prefeitura e aplicativo Jaraguá na Mão
