Geral

Justiça Eleitoral define propaganda em rádio

07 Ago 2012 - 18h28

Aconteceu na manhã de hoje na sede do Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul reunião com representantes das emissoras de rádio sobre o horário eleitoral gratuito. O encontro serviu para que as emissoras apresentassem suas propostas e estruturas a fim de definir algumas regras. O juiz eleitoral, Edenildo da Silva, falou sobre a importância do horário eleitoral para que a sociedade conheça e avalie melhor os candidatos.

[jwplayer mediaid="71755"] 

A propaganda eleitoral terá início no dia 21 de agosto, e será veiculada duas vezes ao dia, das 7h às 7h30 e das 12 às 12h30, e termina somente no dia 4 de outubro, três dias antes das eleições. Seguindo calendário já estipulado, nas segundas, quartas e sextas-feiras, será a vez dos candidatos a prefeito e a vice apresentarem suas propostas. Nas terças, quintas e sábados, os concorrentes a uma vaga na Câmara de Vereadores terão espaço. Além disso, outros 30 minutos serão divididos entre os partidos na programação diária. Faltando 60 dias para as eleições, o juiz Edenildo diz que a justiça está preparada para coibir qualquer tipo de abuso.

[jwplayer mediaid="71753"]

Edenildo da Silva também fez um alerta para que os partidos políticos, e principalmente os responsáveis pela confecção do material que será veiculado pelas rádios, fiquem atentos a detalhes técnicos e jurídicos para que tudo ocorra dentro das normas.

[jwplayer mediaid="71751"]

Na sexta-feira, será a vez do juiz eleitoral e do chefe de cartório, Eduardo Arbigaus, se reunirem com representantes dos partidos para sorteio da ordem de apresentação e de tempo de exposição. Os partidos já fizeram seus cálculos, O PP, por exemplo, que busca a eleição de Dieter Janssen, e tem ao lado outras nove siglas, calcula tempo aproximado de 15 minutos de propaganda. O segundo maior tempo será da prefeita Cecília Konell (PSD), que tenta se reeleger. A previsão é oito minutos e 30 segundos para a aliança formada por sete siglas. Por fim, o ex-prefeito Moacir Bertoldi (PR) ficou com o menor tempo. A aliança que inclui PSDB e PSC somou cinco minutos e 30. O cálculo do tempo leva em conta o número de cadeiras que cada coligação tem na Câmara dos Deputados.

 

Já na 60ª zona eleitoral com sede em Guaramirim, os partidos políticos também estão sendo convocados para o sorteio da ordem da propaganda no rádio e a oficialização do tempo. A reunião com o juiz eleitoral Gustavo Schwingel, está marcada para a tarde do próximo dia 9. A partir das 13h, será feito o sorteio do horário no rádio das coligações de Guaramirim. Às 14h, de Schroeder e, às 15h, das coligações que disputam a Prefeitura e as vagas na Câmara de Vereadores de Massaranduba. Sobre a convocação dos mesários, o chefe de Cartório, Fernando Pacheco, informa que o processo está transcorrendo dentro do esperado e que 600 pessoas estão sendo convocadas para trabalhar no dia 7 de outubro, nos três municípios de abrangência da 60ª zona eleitoral.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral