Imobiliária Coralli
Geral

Justiça determina desocupação de hidrelétrica em Abdon Batista, no Meio-Oeste

14 Mar 2012 - 14h53

A juíza Mônica Grisólia de Oliveira determinou a desocupação da Usina Hidrelétrica (UHE) Garibaldi, em Abdon Batista, no Meio-Oeste. A Polícia Militar deverá retirar as 400 famílias que ocupam o canteiro de obras, nesta quarta-feira, por questões jurídicas e de segurança.


Conforme a decisão, a obra é concessão pública e não pode ter atraso no prazo de execução. Os explosivos usados para a detonação de rochas, guardados em um depósito, também podem apresentar riscos aos manifestantes.

Os acessos foram bloqueados na madrugada desta terça-feira e só seriam liberados, conforme manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), após o avanço nas negociações de indenizações. Em Florianópolis, um grupo está acampado na Eletrosul.

O grupo reivindica o reassentamento das cerca de 800 pessoas que devem ser atingidos pelas obras. São agricultores de cinco municípios às margens do Rio Caveiras: Cerro Negro, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, Vargem e Abdon Batista.

Incêndio em escritório

Um incêndio destruiu um escritório de engenharia, que ficava no parque de obras, na madrugada desta terça-feira. Os manifestantes disseram que não têm ligação com o fogo.

Conforme a assessoria Rio Canoas Energia, proprietária da concessão, o escritório tinha mil m² de área construída e empregava diariamente cerca de 100 pessoas da Construtora Triunfo. Em nota, a empresa afirmou que "a depredação de patrimônio da União e de patrimônio privado é ato criminoso, e desta forma deverá ser tratado".

Na última quinta-feira, outro incêndio destruiu três alojamentos de funcionários da empresa que está construindo a usina.

Ação Global

As manifestações acontecem em diversas capitais brasileiras em uma ação global que marca o 14 de março, dia internacional de luta contra as barragens. Os integrantes do movimento protestam contra o atual modelo energético brasileiro, contra as tentativas de privatização da água e da energia, além de reivindicarem a garantia de direitos para as famílias atingidas por barragens e para os trabalhadores do setor elétrico.

CLICRBS.COM.BR

Matérias Relacionadas

Segurança

Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens

A informação é do delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira
Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens
Segurança

Incêndio atinge apartamento no Jaraguá 99

Quando os bombeiros chegaram no local havia muita fumaça, mais já sem focos de incêndio ativo
Incêndio atinge apartamento no Jaraguá 99
Guaramirim

Suspeito de roubo é localizado, reconhecido e preso em Guaramirim

O crime ocorreu na segunda-feira, 28, por volta das 22h30min, momento em que um cidadão de 28 anos retornava do trabalho de bicicleta pela BR 280
Suspeito de roubo é localizado, reconhecido e preso em Guaramirim
Santa Catarina

Santa Catarina tem saldo positivo de 18,3 mil empregos em agosto, melhor resultado do Sul

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pesquisa divulgada mensalmente
Santa Catarina tem saldo positivo de 18,3 mil empregos em agosto, melhor resultado do Sul
Ver mais de Geral