Polítca

Justiça concede liminar e determina recolhimento de material de divulgação dos programas habitacionais

30 Abr 2012 - 16h39



A juíza Cândida Inês Brugnoli concedeu liminar, em ação por improbidade administrativa, contra a prefeita Cecília Konell e a ex-secretária de Habitação, Maristela Menel, ambas do PSD, ordenando o recolhimento imediato dos exemplares do encarte "Construir para Crescer", elaborado em setembro do ano passado, e proibindo a reprodução ou a distribuição do mesmo material, que divulga as obras habitacionais realizadas em Jaraguá do Sul. Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 622 para cada exemplar do encarte distribuído.


A decisão é em resposta à ação civil pública aberta pelo promotor Ricardo Viviani de Souza, que denunciou irregularidades na publicação. Segundo o Ministério Público, a prefeita e a ex-secretária se utilizam do catálogo para autopromoção, já que são pré-candidatas às eleições de outubro.

Também são levantadas suspeitas de irregularidades ligadas à elaboração do material, que teria sido pago pelas empresas Concreto Construtora de Obras, Tatacom Construtora, Sulbrasil Engenharia e Solide Empreendimentos , mas contendo o brasão do município e ainda um texto assinado por Cecília Konell. Outro item apontado como agravante é que o encarte, que teria custado cerca de R$14 mil, foi impresso na Gráfica 22, de propriedade do filho de Cecília, Ivo Petras Konell, o que configura beneficio pelo parentesco.

Na decisão, Cândida cita que, segundo o procedimento investigatório preliminar, "o material foi criado mediante ilícita utilização de recursos públicos e de símbolos oficiais, constituindo-se em propaganda extra oficial de um programa de habitação destinado a famílias de baixa renda, (...) tendo por finalidade primordial a viabilização de uma espúria autopromoção da prefeita e, indiretamente, da então secretária de Habitação, Maristela Menel Roza com a co-participação dos demais interessados". A relação entre as construtoras e a Prefeitura também é motivo de investigação. Além disso, há suspeitas de que funcionários do município tenham atuado na elaboração do material, recebendo dinheiro dos cofres públicos. A prefeita Cecília Konell não foi encontrada para comentar a decisão.

(PATRICIA MORAES)

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral