Caraguá
Jucesc

Jucesc pretende digitalizar processos como abertura de empresas

28 Mar 2017 - 12h45
Jucesc pretende digitalizar processos como abertura de empresas  -
Nesta segunda-feira, 27, presidentes das juntas comerciais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Pará vieram a Santa Catarina para conhecer o programa que deve servir de referência para a implantação em seus estados.

“Nossa meta é facilitar o processo e dar uma resposta mais rápida à sociedade”, ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini. De acordo com técnicos da Junta Estadual, assim que entrar em operação, o sistema deverá registrar eletronicamente cerca de 18 mil processos por mês.

O presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino Jr., explica que a Junta Estadual é a porta de entrada para quem deseja, por exemplo, abrir um negócio e o processo que é deflagrado a partir daí, envolve outros órgãos, como Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros, entre outros, até chegar às prefeituras. “O diferencial é que a nossa agilidade vai facilitar também o trabalho dos demais órgãos e o contribuinte ganha em comodidade. Sem falar que, especialmente, em períodos de crise como agora, uma facilidade tecnológica como esta estimula quem é de fora a investir aqui”, avalia.

Os técnicos acreditam que até o fim do ano, todos os serviços oferecidos possam ser acessados por meio digital. A ferramenta deve contemplar não só quem pretende abrir ou fechar uma empresa, mas o dia a dia nas mais de 660 mil empresas catarinenses que precisam atualizar ou alterar informações cadastrais. “Santa Catarina sempre foi um exemplo de agilidade e novamente sai na frente ao implantar este sistema. Nosso desejo é que essa ideia sirva de inspiração para as demais juntas” ressalta o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Paranhos Velloso Jr.

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá registrou 44 milímetros de chuva em três dias

Até o momento não houve registro na Defesa Civil de ocorrências de deslizamentos e alagamentos.
Jaraguá registrou 44 milímetros de chuva em três dias
Saúde

Jaraguá liberada vacinação contra a covid para adolescentes de 15 anos

A imunização continua para o grupo prioritário de 12 a 17.
Jaraguá liberada vacinação contra a covid para adolescentes de 15 anos
Geral

Plantio de árvores marca os 60 anos da WEG

Ação contou com a participação de familiares dos fundadores da WEG e do Presidente da Companhia, Harry Schmelzer Jr.
Plantio de árvores marca os 60 anos da WEG
Variedades

Grife inspiração: 15 músicas que mencionam marcas de roupas

Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou? Não precisa observar muito para perceber que a moda e a música estão sempre ligadas e vamos te provar.
Ver mais de Geral