dengue
Jornal

JORNAL DA JARAGUA-TARDE-29-11

29 Nov 2016 - 15h21
PREVISÃO DO TEMPO













 

 

Terça-feira (29/11):

 

Tempo: ainda ocorre chuva fraca a moderada em algumas regiões catarinenses pela manhã e início da tarde especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. No decorrer do dia, a previsão é de diminuição das nuvens com aberturas de sol e temperatura em declínio a partir do Oeste e Sul de SC.

Temperatura: em declínio, mais baixa à noite.

Vento: sul a sudeste, moderado com fortes rajadas de 50 a 70km/h entre a tarde e noite.

Sistema: frente fria influencia o tempo no Estado. No decorrer do dia, uma massa de ar mais frio e seco avança pelo RS e SC.

 

Quarta-feira (30/11):

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada em todas as regiões, em torno de 5 a 6°C na Serra. Durante o dia, temperatura em elevação, mais alta no Oeste.

 

Defesa Civil SC alerta para rajadas fortes de vento nesta terça-feira
A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina mantém ATENÇÃO para rajadas fortes de vento para esta terça-feira, 29. A previsão indica ventos de quadrante Sul a Sudeste, moderado com fortes rajadas, de 50 a 70 km/h. Conforme a EPAGRI/CIRAM, as rajadas de vento devem ocorrer entre o Planalto e o Litoral. Os ventos fortes deixarão o mar agitado com ondas de Sudeste de 1,5 a 2,0 m e picos de 2,5 m na costa, oferecendo risco a navegação de pequenas embarcações.


 

 ESTADO

 

O acidente aéreo com o avião que matou 76 pessoas na Colômbia na madrugada desta terça-feira e que transportava o time e a comissão técnica da Chapecoense, perdeu o contato com o radar quatro minutos antes da 1h, horário de Brasília, segundo o site de aviação Flight Radar.

O avião da companhia aérea La Mia decolou do Aeroporto Internacional em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, à 0h13min, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

[jwplayer mediaid="305032"]

 

A aeronave caiu na localidade de Cerro El Gordo, em La Unión, a cerca de 36 quilômetros do Aeroporto Internacional José Maria Córdova, da cidade de Rio Negro, região metropolitana de Medellín.

A Chapecoense tentou fretar um avião para fazer a viagem direto para Medellín, mas foi impedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O clube havia planejado sair de São Paulo e fazer uma escala na Bolívia. A mesma medida foi tomada quando o time viajou à Colômbia para enfrentar o Junior Barranquilla, quando o órgão não permitiu.

A Anac, posteriormente, soltou um comunicado informando o motivo de ter negado o voo fretado.

O professor de planejamento Aéreo, Alberto Felibiano, explica o porque da decisão da Anac.

[jwplayer mediaid="305034"]

 

Ele explicou também sobre a contratação da aeronave boliviana

[jwplayer mediaid="305031"]

 

O professor de planejamento aéreo comentou ainda sobre a informações sobre a falta de combustível, que teria sido questionada pelo piloto e a altonômia do avião

[jwplayer mediaid="305030"]

 

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgou nota confirmando que seu presidente, Delfim de Pádua Peixoto, estava entre os passageiros do avião da Chapecoense que se acidentou na Colômbia. Delfim não está entre esses sobreviventes.

 

O presidente da Assembleia Legislativa de SC, Gelson Merisio, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, estavam na lista de convidados do voo da Chapecoense para Medellín,  mas nenhum dos dois embarcou com a delegação.

 

Desde 1949, nove acidentes desse tipo foram registrados em todo o mundo.
O último deles foi em 1993, um avião da Força Aérea da Zâmbia levava a seleção do país para um jogo das Eliminatórias para a Copa de 1994 contra o Senegal, em Dakar. A aeronave, entretanto, caiu na costa do Gabão. Todos as 30 pessoas a bordo morreram, entre eles 18 jogadores de Zâmbia e membros da comissão técnica.


Por muito pouco o time do Corinthians não entra para a lista acima. Em 1 de maio de 1996, a equipe que havia vencido o Espoli por 3 a 1 pela Libertadores, voltava para o Brasil. O Boeing 727 da Fly não conseguiu decolar do aeroporto de Quito e se chocou contra o muro no limite do campo. O trem de pouso e a asa direita pegaram fogo. Todos a bordo saíram às pressas. Entre os 90 passageiros, alguns saíram feridos, como o meia Tupãzinho com queimadura na perna esquerda, além do goleiro Nei e do zagueiro Alexandre Lopes.


 

Santa Catarina alcançou a maior taxa de doações de múltiplos órgãos por ano da sua história. Até a primeira quinzena de novembro foram registradas 217 doações, 14 a mais do que em 2015, até então considerado o maior índice no Estado. De acordo com os dados do terceiro trimestre de 2016, a média nacional ficou em 14,4 doadores efetivos de órgãos por milhão de população (p.m.p), enquanto, no mesmo período, Santa Catarina registrou um índice de 36,2 doadores

 

O Governo Federal estuda usar parte dos recursos da repatriação para investir em obras prioritárias nos estados, informou o deputado federal Mauro Mariani (PMDB), que pretende mobilizar a Bancada Federal para que Santa Catarina seja contemplada. A verba poderia ser investida em obras já em andamento como a duplicação das rodovias BR-470 e BR-280. A proposta foi apresentada por Mariani na segunda-feira (28), durante lançamento da Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transportes, da Fiesc.

 

ECONOMIA

 





















































Moeda Compra Venda Variação
Dólar Comercial 3,4043 3,4049 +0,61%
       
Dólar Turismo 3,3300 3,5500 +0,57%
Euro Comercial 3,6003 3,6011 +0,42%
       
Euro Turismo 3,5500 3,7600 +0,27%

 

Bolsa de valores de SP opera em queda de 0,86%

 

O desemprego ficou em 11,8% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pnad Contínua. No mesmo período de 2015, a taxa ficou em 8,9%. Já no trimestre terminado em julho deste ano, o índice foi de 11,6%.

 

O valor pago pelos brasileiros em impostos neste ano alcançou R$ 1,8 trilhão nesta segunda-feira (28), segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, esse mesmo montante foi alcançado dois dias depois, em 30 de novembro

 

A primeira parcela do décimo terceiro salário dos trabalhadores domésticos deve ser paga até a próxima quarta-feira (30). O empregador terá que informar o valor pago na página do eSocial na internet, conforme instruções contidas na folha de pagamento, e realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Avulso (DAE) até 7 de dezembro.

 

Cinco estados brasileiros responderam juntos por quase dois terços do PIB do país em 2014. As economias de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e Paraná representaram 64,9% do PIB nacional naquele ano, segundo IBGE. São Paulo continua sendo o principal motor da economia brasileira, respondendo por quase um terço do PIB do país

 

Brasil será sócio do seleto Clube de Paris. Clube de Paris é um fórum que reúne credores públicos. Entre participantes estão França, EUA, Alemanha, Japão e Suíça. Como a Coreia do Sul, que se uniu ao grupo em junho passado, o Brasil fazia parte dos países observadores do Clube de Paris, uma condição indispensável para poder ter acesso ao grupo.

 

As vendas do varejo no último fim de semana quando ocorreram as promoções da Black Friday no Brasil, cresceram 11% em comparação com a mesma data de 2015. O resultado superou os 9% de aumento nas vendas no ano passado em comparação com 2014 registrado pela Serasa Experian. Na avaliação da consultoria, que a Black Friday está ganhando importância como data para o varejo nacional.

 

O Brasil tem a segunda maior carga tributária cobrada sobre as tarifas de energia elétrica em um ranking de 28 países, atrás apenas da Dinamarca. O dado foi apresentado hoje pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). No ranking de tarifas residenciais o Brasil está em 14º lugar, com valor de US$ 180 para cada megawatt-hora (MWh), mas o percentual da carga tributária e dos encargos na conta de luz é de cerca de 40%.

 

NACIONAIS / INTERNACIONAI

 

Em meio às cerimônias fúnebres em homenagem ao líder da revolução cubana, Fidel Castro, morto no último sábado, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que poderá rever o acordo para retomada das relações diplomáticas entre Washington e Havana. Em agosto, depois de mais de 54 anos fechada, a embaixada dos EUA em Cuba foi reaberta como parte do acordo diplomático assinado entre os presidentes Barack Obama e Raul Castro.

 

A Casa Branca rejeitou a acusação do presidente eleito Donald Trump de que "milhões de pessoas" votaram ilegalmente na eleição presidencial e negou ter conhecimento de alguma "prova" de fraude. Trump recorreu ao Twitter para afirmar que ele teria, de fato, vencido no voto popular se não fosse pelas "milhões de pessoas que votaram ilegalmente". Suas alegações coincidem com pedidos de recontagem de votos em três estados onde Trump ganhou

 

Era de origem somali o suspeito que investiu o carro contra pedestres e atacou transeuntes com uma faca na Universidade estadual de Ohio, deixando nove feridos até ser abatido pela Polícia. Autoridades policiais citadas pela NBC indicam que era um estudante de 18 anos, da Universidade Estadual de Ohio. O rapaz era um refugiado somali com residência legal permanente nos Estados Unidos.

 

Defesa Civil de Jaraguá faz pesquisa para medir grau de satisfação da comunidade. Informações com Janici Demetrio

[jwplayer mediaid="305033"]

 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral