vacina
Energia

JORNAL DA JARAGUÁ-TARDE-06-12

06 Dez 2016 - 15h08
Previsão do tempo:

 

Condições do tempo direto da Central de Informações da Epagri/Ciram com o meteorologista Clóvis Correia...

[jwplayer mediaid="305945"]

 

Jaraguá e região - Sol com algumas nuvens

Umidade Rel.: 84%


E melhora do tempo, abre caminho para o litoral.
Quase 80% das praias catarinenses estão próprias para banho

[jwplayer mediaid="305937"]

 

Já estão na prefeitura as planilhas de cálculo para os novos preços da passagem do transporte coletivo em Jaraguá, que podem subir até 12%, ainda em 2016. Segundo Décio Bogo, presidente da Empresa Canarinho, o aumento no preço do combustível, pneus, mão de obra, impostos e outros custos, justificam o pedido de aumento na tarifa. Na próxima segunda feira acontece a primeira rodada de negociações.

 

Cassação de Zé da Farmácia poderá ser votada dia 13

Cassação de Zé da Farmácia poderá ser analisada dia 13. Em Schroeder, professores asseguram direitos. Informações com Rogério Tallini.

[jwplayer mediaid="305938"]

 

No portal da Rádio Jaraguá você pode opinar sobre o assunto. A nossa enquete desta semana quer saber se você acredita ou não na cassação do mandato do vereador. Participe.

 

Câmara de Corupá transfere sessão por causa de morte de funcionário

Em função da morte do presidente dos bombeiros voluntários de Corupá, e do velório dele ter ocorrido no plenário da Câmara, a sessão ordinária de ontem (segunda-feira) foi transferida para o dia 8, a partir das 19h. O corpo de Lourival Horn, 48 anos, foi velado até por volta das 16h30 na Câmara de Vereadores e, em seguida, levado pelo caminhão dos bombeiros ao Crematório Catarinense, em Jaraguá. Horn era também funcionário do Legislativo, onde atuava no controle do som do plenário durante as sessões.

 

A Câmara de Vereadores de Guaramirim aprovou, em primeiro turno, projeto polêmico referente aos servidores públicos municipais. O Projeto de Lei Complementar tem como objetivo responsabilizar os servidores de forma civil, penal e administrativa, quando necessário. Segundo o presidente da Casa, Evaldo João Junckes, o projeto vem "de encontro" aos anseios da comunidade e busca valorizar os servidores que desempenham de forma exemplar suas funções.

 

A farra da corrupção no Presídio Regional de Blumenau motivou a segunda fase da Operação Regalia, que combateu a facilitação de benefícios ilegais para presos dentro da unidade com o envolvimento de familiares, advogados e empresários. Agentes da Polícia Civil, com apoio do Ministério Público e do Departamento de Administração Prisional do Estado (Deap) cumpriram nesta segunda-feira mandados de prisão preventiva e busca e apreensão. 29 pessoas haviam sido presas e 11 continuavam foragidas.

 

Eleitos em Santa Catarina começam a receber diplomas da Justiça Eleitoral

Começaram nesta semana as diplomações dos candidatos eleitos das Eleições Municipais 2016 em Santa Catarina. Segundo o Calendário Eleitoral, 19 de dezembro é o último dia para que as cerimônias aconteçam.

A coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa, destacou que somente os eleitos receberão os diplomas nas solenidades. Para facilitar o trabalho da Justiça Eleitoral, os diplomas dos suplentes, estarão disponíveis na página do TRE-SC.

Os diplomas dos eleitos serão impressos e entregues na cerimônia de diplomação, mas também estarão disponíveis no modo online. Na microrregião, as diplomações também já estão marcadas. Reporter Rogério Tallini.

[jwplayer mediaid="305939"]

 

Contribuintes em atraso a Prefeitura de Jaraguá tem até o dia 15 de dezembro, para aderir Refis, com o objetivo de regularizar os débitos com o município. Ao contrário de edições anteriores, desta vez será admitido apenas a quitação do débito à vista com redução de 100 por cento dos juros e da multa.

Em Schroeder o Programa de Recuperação Fiscal- Refis Schroeder 2016 vai até o dia 10, com anistia incidente sobre a multa e juros de mora. O Refis permite a quitação com 90% de desconto até dia 10 de dezembro. De 11 de dezembro até 18 de dezembro os contribuintes podem realizar o pagamento com 80 % de desconto. Além disso, o débito pode ser parcelado em quatro vezes com até 75% de desconto de juros e multa.

 

Segundo o relatório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Pomerode, os casos irregulares do Bolsa Família registrados no mês passado já regularizaram sua situação. Dos 12 beneficiários elencados pelo MPF, cinco não constam mais na lista de pagamento do programa, dois permanecem no programa e cinco estão bloqueados. Atualmente Pomerode possui 670 famílias cadastradas no CadÚnico e dessas famílias, 116 são beneficiárias no Programa Bolsa Família.

 

Famílias inscritas na Habitação precisam fazer o recadastramento anual. Informações com Janici Demetrio

[jwplayer mediaid="305943"]

 

Habitação orienta moradores do Harmonia sobre regularização dos imóveis. Rogério Tallini.

[jwplayer mediaid="305936"]

 

Até o dia 15 de dezembro, todas as unidades de saúde estarão fornecendo os testes gratuitos e trabalhando a prevenção e estímulo à detecção precoce do HIV/AIDS. O número de casos confirmados de HIV/Aids em Jaraguá aumentou 3% neste ano, na comparação com 2015, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde.

Na região de Rio Negrinho e São Bento do Sul foram registrados 36 novos casos de HIV/Aids neste ano. São 19 homens e 29 mulheres infectados em Rio Negrinho e 98 homens e 66 mulheres em São Bento do Sul.

 

Empresário via distribuir uma tonelada de balas para as crianças

Com o objetivo de resgatar uma tradição muito comum ainda em cidades do interior, o empresário Edson Junckes vai distribuir uma tonelada de balas para as crianças de vários bairros de Jaraguá do Sul. Os produtos foram adquiridos em São Paulo devido ao preço mais em conta. Uma carretinha está sendo preparada e levará quatro papais noéis e voluntários para distribuírem as balas para a criançada. O roteiro e horários ainda não foram definidos. A divulgação de toda a programação será feita pela Rádio Jaraguá, segundo Junckes.

 

O novo prefeito de Araquari, Clenilton Pereira anunciou que não haverá a Festa do maracujá no próximo ano. A decisão foi tomada depois de muito estudo da atual situação financeira da Prefeitura. Segundo assessoria do prefeito, a ideia é controlar os gastos, efetuar os pagamentos de fornecedores que tem em atraso e, principalmente priorizar o atendimento da população a setores essenciais como a saúde, a educação e a infraestrutura.  Para 2018, o objetivo é trazer novidade com menor custo e manter a qualidade

 

Nacionais/Internacionais

 

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2015, indicam que o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática e ciências piorou em comparação aos dados de 2012. Quando o assunto é a capacidade de leitura, os resultados seguem preocupantes, já que a média não mudou desde então-- quando a pontuação já era considerada ruim.

 

A decisão judicial que provocou o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da Presidência do Senado pode refletir na pauta de votação.

[jwplayer mediaid="305940"]

 

O Senado Federal apresentou nesta terça-feira (6) um recurso contra a decisão do ministro Marco Aurélio que afastou da presidência da Casa o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Caberá agora ao próprio ministro reverter sua decisão ou levar o pedido ao plenário da Corte, composto por 11 ministros, para uma deliberação colegiada. Ainda não há data marcada para o caso ser pautado no plenário.

 

Justiça bloqueia R$38 mi do ministro da Casa Civil

[jwplayer mediaid="305944"]

 

Governo anuncia reforma da Previdência

O texto, que prevê idade mínima de 65 anos tanto para homem quanto para mulher, será analisado no Congresso. Centrais sindicais devem reclamar da nova regra. O repórter Henrique Carmo acompanhou a coletiva no Palácio do Planalto e tem mais informações

[jwplayer mediaid="305941"]

 

Informe Economico

 

dólar comercial sobe e a Bovespa opera quase estável nesta terça-feira (6). A moeda norte-americana subia 0,17%, a R$ 3,435 na venda, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tinha leve alta de 0,07%.

 

As Bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta terça-feira (6), exceto a da China, que ficou quase estável, com leve queda de 0,17%,

 

Reajuste do combustível deve chegar em breve em Jaraguá. Informações com Janici Demetrio

[jwplayer mediaid="305942"]

 

O indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio aponta alta de 1,2% no movimento dos consumidores nas lojas durante o mês de novembro na comparação com outubro. Trata-se da primeira alta mensal do comércio varejista em todo o segundo semestre deste ano. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a Black Friday impulsionou o comércio varejista em novembro.

 

Os preços do petróleo caíam hoje pressionados pela produção que aumentou em praticamente todas as principais regiões de exportação, apesar dos planos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Rússia de corte, provocando temores de que o excesso de combustível que persiste por mais de dois anos possa durar até 2017.

 

O Banco Central indicou que deve acelerar o processo de corte na taxa básica de juros, a Selic, se o PIB (Produto Interno Bruto) não der sinais de retomada, segundo a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta terça-feira (6)

 

O estado de Santa Catarina contabilizou 11 operações de fusões e aquisições neste terceiro trimestre, uma a menos se comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da pesquisa realizada pela KPMG com 43 setores da economia brasileira. O recuo de 8% deve-se ao número de transações domésticas (realizada entre empresas brasileiras), declinando de nove para oito negociações. Além disso, a inexistência de transações de empresa de capital brasileiro adquirindo de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior (CB2) e de empresa estabelecida no Brasil (CB3) também contribuiu para a diminuição.

 

O Consumo de energia elétrica no Brasil caiu 2,8% em outubro, para 38.079 Gigawatts-hora (GWh), segundo dados divulgados nesta pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A queda refletiu a "conjuntura econômica e as temperaturas mais amenas na comparação com outubro do ano passado". O comércio teve a pior queda de consumo de eletricidade do ano, de 6,9%, seguida pelo consumo das residências,

 

As despesas com a folha de pagamento e aposentadorias dos estados e municípios devem continuar crescendo em 2017, segundo avaliação da Moody’s. O relatório aponta que a perspectiva para os governos estaduais e municipais brasileiros em 2017 é negativa.

 

 

Produção - Central de Jornalismo

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral