dengue 2
Economia

JORNAL DA JARAGUÁ-MANHÃ-05-12

05 Dez 2016 - 10h29
PREVISAO DO TEMPO

Segunda-feira (05/12):

Tempo: Na Grande Florianópolis e Litoral Sul céu com muitas nuvens e chuva em boa parte do dia, melhorando à tarde. Nas demais regiões aberturas de sol com poucas nuvens.
Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste.
Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.
Sistema: avanço de um novo sistema de alta pressão e o sistema de baixa pressão sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, afastando-se ainda mais para leste.


O ciclone subtropical, com fortes chuvas e ventos de até 118 km/h, registrado na madrugada deste domingo, causou estragos e destruição em muitos bairros da Grande Florianópolis e também no Sul do Estado. Segundo informações da Defesa Civil, ao menos 759 pessoas foram afetadas diretamente, 102 estão desalojadas e 260 mil domicílios chegaram a ser afetadas pela falta de luz. A Defesa Civil informou, ainda, que 125 residências foram afetadas por deslizamentos e quedas de árvore. Pelo menos 30 casas sofreram destelhamento, e diversas vias na Capital, especialmente no Sul da Ilha, obstruídas por árvores, postes e fiação.


12 municípios de Santa Catarina estão entre os 100 que mais desmataram no país, informou a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A ONG avaliou 3.429 cidades brasileiras que aplicam a Lei da Mata Atlântica.   Conforme o balanço do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, entre 1985 e 2015, estas cidades catarinenses perderam uma área de 79.586 mil hectares de vegetação de Mata Atlântica. Entre 2014 e 2015, Santa Terezinha, no Vale do Itajaí, foi a cidade que mais desmatou no estado, eliminando 75 hectares de mata nativa. Na sequência, estão Mafra, com 59 hectares, e Água Doce, no Oeste, com 38 hectares.

 

Os corpos dos jogadores, jornalistas e dirigentes da Chapecoense, foram sepultados neste domingo, as vítimas foram veladas nas cidades onde nasceram, em cerimônias reservadas aos familiares e amigos. Ao todo, 16 pessoas foram sepultadas em Chapecó. Parte das vítimas seguiu para o Rio de Janeiro, e outros corpos foram levados ao Rio Grande do Sul.

 

Os quatro sobreviventes da queda do avião com a delegação da Chapecoense seguem internados na Colômbia. Em uma coletiva de imprensa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou o estado de saúde dos quatros brasileiros que se recuperam do acidente,

 

A aviação civil da Bolívia deve receber uma sanção da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI, na sigla em inglês) assim que terminarem as investigações sobre a causa da queda do avião da LaMia, que vitimou 71 pessoas próximo a Medellín. Essa é a expectativa do próprio ministro de Defesa do país boliviano, Reymi Ferreira, conforme o jornal El Deber. A declaração foi dada enquanto o representante do governo esperava a chegada dos corpos da tripulação a Santa Cruz de la Sierra.

 

O boliviano Erwin Tumiri, um dos seis sobreviventes da tragédia da Chapecoense. Na tarde deste domingo (4) em um hospital em Cochabamba, na Bolívia, onde está internado, o técnico do avião da Lamia contou sobre os últimos instantes antes do acidente. Erwin disse que não sabia que o avião iria direto para Medellín, sem escala, e falou da luta para se salvar e salvar a colega de voo.

 

O líder da revolução cubana foi enterrado na manhã deste domingo (4) no cemitério de Santa Efigenia, em Santiago de Cuba. As ruas da cidade foram bloqueadas e a população aguardou a passagem da urna funerária ao longo de 3 km desde a Praça da Revolução, onde as cinzas passaram a noite.

 

A pior chuva dos últimos anos na costa da Espanha provocou uma enchente nas ruas de Málaga e em cidades próximas, matando uma mulher e obrigando o governo espanhol a divulgar um alerta público de segurança. A mulher, de 26 anos, foi encontrada morta na cidade de Estepona, na Costa do Sol espanhola. O serviço meteorológico espanhol divulgou um alerta vermelho, o nível mais alto, de "risco extremo",

 

Trinta e duas pessoas morreram em uma explosão de uma mina de carvão no norte da China, informaram neste domingo (4) os meios de comunicação estatais chineses, no mais recente acidente em um país com um histórico de problemas de segurança na indústria. A explosão aconteceu no sábado (3) em uma pequena mina na região da Mongólia Interior, próximo à fronteira com a Mongólia, informou a agência estatal Xinhua. Um total de 181 trabalhadores ficaram inicialmente presos na mina e 149 foram resgatados.

 

Às vésperas de completar um ano no cargo, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, tem sua gestão considerada como ruim ou muito ruim por 43,1% dos cidadãos do país, de acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo.

Mais da metade da população (51,6%) acredita que Macri não está cumprindo as promessas de campanha. Entre os entrevistados, apenas 25,9% acreditam que o governo do presidente está sendo positivo.

 

Morre escritor Ferreira Gullar, Tatiane de Souza

[jwplayer mediaid="305734"]

 

Manifestações pelo Brasil defendem proposta anticorrupção do MP

[jwplayer mediaid="305731"]

 

Senado vota amanhã o polêmico projeto que modifica a Lei de Abuso de Autoridade. Senadores catarinenses falam sobre a proposta

[jwplayer mediaid="305732"]

 

Manifestantes prometem marcação cerrado com os políticos

Durou menos de 45 minutos a manifestação deste domingo, (4) em Jaraguá do Sul. Em parte por desinteresse da população, e também, por causa da chuva forte que caiu no momento de maior concentração de pessoas. Os cerca de 300 manifestantes que foram até a praça Ângelo Piazera, no centro da cidade, ouviram dos integrantes do MBM (Movimento Brasil Melhor), que é preciso mais envolvimento da comunidade na defesa de seus interesses. Que o Brasil só chegou nesse estágio, de total falta de sintonia entre representantes e representados, por que a sociedade permitiu. Alexsandro Possani nominou cada um dos parlamentares catarinenses que votaram pela chamada desfiguração da lista de 10 medidas anticorrupção, e para replicarem através das redes sociais, mensagens para os relacionados não recebam mais votos na cidade. E classificou como bandidos os que estão no congresso e votaram contra as medidas originais de combate a corrupção, propostas pelos procuradores da Lava Jato.

 

Sessão solene em homenagem aos Bombeiros Voluntários

Hoje a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul faz Sessão solene em homenagem ao Dia do Voluntário, comemorada neste 5 de dezembro.  Evento será às 15h30 no plenário da Câmara. Desde 2010, o legislativo de Jaraguá presta homenagem ao Dia Internacional do Voluntário. A iniciativa foi instituída pela lei municipal 5.817/2010, como forma de fazer coro a intenção da ONU de promover as ações de voluntariado e refletir sobre elas.  Este ano, os Bombeiros Voluntários serão os protagonistas do evento promovido pelo Poder Legislativo, no ano em que a corporação completa 50 anos de atividades no município, sendo uma das principais referências de dedicação e solidariedade ao próximo.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul iniciou as atividades em 1966 por iniciativa do Lions Internacional. Em 26 de outubro de 1968, foi inaugurada a atual sede oficial, na rua Presidente Epitácio Pessoa, no centro da cidade.

No início contava apenas, com um caminhão, doado pela corporação de Joinville e 17 voluntários. Hoje, passados 50 anos, a estrutura conta com 17 viaturas, entre caminhão de resgate e combate a incêndio, ambulâncias e demais veículos. São 209 profissionais, destes, 157 são voluntários. Além da sede central, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul contam com mais três sub sedes.

 

Substituição Tributária é um dos assuntos na pauta da FIESC na reunião de amanhã em Jaraguá

Nesta terça-feira, (6), a Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da FIESC se reúne em Jaraguá do Sul, para tratar de assuntos que fazem parte da agenda das indústrias da região. O encontro começa às 13h30 no Centro Empresarial e será conduzido pelo presidente da Câmara, Sérgio Rodrigues Alves, e reunirá empresários e especialistas em questões tributárias e direito administrativo. Serão abordados temas como o decreto estadual 872/16. Essa Lei determina que as empresas que fazem serviços de industrialização para terceiros discriminem todos os materiais aplicados nos serviços e ainda apliquem a nova tributação devida sobre todos os materiais utilizados.

Também haverá  relatos sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal a respeito da substituição tributária do ICMS, sobre tributação do PIS e Cofins sobre receitas financeiras em fundos de renda variável, as alterações do Simples Nacional, sobre aspectos da legislação estadual em relação a honorários advocatícios, os impactos do decreto federal 8853/16 no processo administrativo fiscal, e uma explanação sobre a incidência de tributação federal (IR, CSL, PIS e Cofins) nos benefícios fiscais do estado.

 

Inauguradas decorações natalinas em Guaramirim e Corupá

A chegada do Papai Noel na última sexta-feira (2), em Guaramirim, marcou o início das comemorações natalinas da cidade. Ao lado da tradicional Casa do Papai Noel foi instalada uma tenda com diversas apresentações culturais. A Casa do Papai Noel abrirá de sexta a domingo das 19h às 22h. Na semana que antecede o Natal abrirá todos os dias, de 19 a 23 de dezembro, das 19h às 22h.

Em Corupá a decoração natalina também foi inaugurada na noite de sexta-feira (2) no centro da cidade, mas a chegada do Papai Noel será no próximo sábado (10) na Praça Arthur Muller. Haverá distribuição de balas, pipocas e guloseimas para as crianças. No dia 18, o mesmo local será palco da apresentação teatral “Frozen”, também com a presença do “Bom Velhinho”. A programação encerra no dia 23 com sorteio da campanha Natal Premiado e show com a banda Som da Ámérica.

Em Schroeder, no último sábado (3), o prédio da Prefeitura ganhou um colorido especial com o acendimento das luzes de Natal. Do dia 16 ao dia 23 deste mês, haverá programação especial para a comunidade no centro da cidade, sempre das 19h às 21h. Os participantes serão convidados a entrar em uma caixa gigante de presente e acompanhar apresentações do espetáculo “Uma história de Natal” da Essa é Cia de Teatro. Nos dias 18 às 19h ocorre a terceira Carreata de Natal em Schroeder. Interessados em participar podem fazer a inscrição no site da Prefeitura. Neste mesmo dia haverá concerto musical às 21 h com a Orquestra Municipal de Schroeder.

 

Violência contra a mulher retratada em espetáculo

Prosseguem mais duas apresentações da peça teatral “Maria Lavadeira”, com série 11 de exibições programadas para os meses de novembro e dezembro. A penúltima está prevista para o dia 8, às 8 horas, no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) Mestre Manequinha, com entrada gratuita. O projeto foi premiado com recursos de R$ 20 mil do Fundo Municipal de Cultura. O espetáculo retrata uma realidade brasileira de violência contra a mulher. O país ocupa a quinta posição no ranking mundial desse tipo de violência. Em Santa Catarina, em 10 anos, os feminicídios aumentaram 47,8%, dos quais 71% em casa e 49,2% são reincidentes, os dados são do jornal O correio do Povo. É pela história de “Maria” que se vislumbram os círculos da violência: doméstica, social, verbal, corporal, sexual, simbólica, a violência gerada pelo alcoolismo, machismo e outras drogas, e também a exploração infanto-juvenil.

 

Produção - Central de Jornalismo

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral