Jornalismo

Jornal da Jaraguá - Edição Tarde - 16-11

16 Nov 2016 - 15h11
PREVISÃO DO TEMPO

[jwplayer mediaid="303307"]

 

 

NOTÍCIAS NACIONAIS

 

Um pescador morreu após ser mordido por um tubarão, na noite de terça-feira, a aproximadamente 200 milhas da costa de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Foram acionadas outras aeronaves, mas não foi possível chegar ao local, e o pescador acabou morrendo.

 

A medida provisória que reformula o ensino médio teve a validade prorrogada por mais 60 dias, enquanto é analisada no Congresso Nacional. 

[jwplayer mediaid="303311"]

 

O secretário de Governo de Campos e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso por volta das 10h desta quarta-feira pela Polícia Federal de Campos, em um apartamento na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, na Zona Sul da cidade. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, da Justiça Eleitoral de Campos. Trata-se de mais uma fase da Operação Chequinho, que investiga o uso eleitoral do programa "Cheque Cidadão".

 

O doleiro Alberto Youssef, que está preso pela Lava Jato desde março de 2014, deve deixar as grades para cumprir a prisão em regime domiciliar a partir desta quinta-feira. Ele já foi condenado em nove processos por penas que chegam a 121 anos e 11 meses de prisão, mas, por conta do acordo de delação premiada, ele não pode cumprir mais de três anos de prisão em regime fechado. Entre os crimes aos quais ele responde estão corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Pacote anticorrupção começa a ser votado esta semana na Câmara

[jwplayer mediaid="303312"]

 

A jornalista Claudia Cruz, esposa do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será interrogada pelo juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira. Ela é ré em um dos processos da Operação Lava Jato, acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

 

A Polícia Federal pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Aroldo Cedraz, presidente do TCU, e de seu colega Raimundo Carreiro. Ambos são investigados na Lava Jato. Segundo a Revista Época, a PF mapeou as relações de Tiago Cedraz, filho de Aroldo, delatado por Ricardo Pessoa, da UTC. O empreiteiro disse que pagou 1 milhão de reais ao jovem advogado.

 

Senado pode votar PEC que acaba com reeleição nesta semana

[jwplayer mediaid="303316"]

 

 

ECONOMIA

 

Dólar cai, vendido perto de R$ 3,43; Bovespa opera em alta de 0,35%

 

O volume do setor de serviços recuou 4,9% em setembro,  em relação ao mesmo mês de 2015. Segundo o IBGE, essa é a maior queda para o mês desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2012. Já na comparação com agosto, a queda foi um pouco mais branda, de 0,3%.

 

Os planos de saúde perderam clientes pelo 16º mês seguido, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Sumplementar (ANS). Em outubro, o setor registrou 48,268 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares, o que representa 9,8 mil vínculos a menos do que o registrado em setembro.

 

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve queda e ficou em 0,35% na semana de 15 de novembro. O resultado divulgado hoje (16) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) indicou que houve redução de 0,04 ponto percentual em relação ao 0,39% registrado na semana anterior.

 

Segunda parcela do 13º do aposentado e pensionista do INSS será pago no dia 24. A partir dessa data mais de 30 milhões vão receber a grana

 

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar favorável à Santa Catarina, que está pedindo para ficar com parte do que o governo federal ganhou com a multa paga pelos contribuintes para regularizar os recursos não declarados no exterior. Segundo a decisão, a União terá que depositar em conta judicial, até a conclusão do julgamento das ações, o valor do Fundo de Participação dos Estados devido aos entes da Federação, calculados sobre a multa prevista na que criou a repatriação dos recursos. A previsão é que Santa Catarina receba cerca de R$ 80 milhões

 

A partir de hoje, as ligações com oito dígitos para celular não serão mais completadas em Santa Catarina. Desde o dia 6 deste mês, a inclusão do algarismo 9 antes do número de celular passou a valer na Região Sul, que foi a última do país a ter o sistema implementado. As chamadas serão interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informada ao usuário.

 

LOCAIS E REGIONAIS

 

Alunos reclamam do calor em contêiner usado como sala de aula em Guaramirim

O uso do Contêiner há muito tempo deixou de ser exclusivo para o transporte e armazenamento de cargas. Atualmente essa estrutura já abriga expositores de lojas, estabelecimentos comerciais, casas pré-fabricadas e até celas para presos. Em Guaramirim, dois contêineres servem de sala de aula. Porém, segundo o relato do pai de um aluno de cinco anos, que estuda em uma dessas salas na Escola Roseli Ullmann no bairro Caixa d’Água, as crianças reclamam com frequência do forte calor.

[jwplayer mediaid="303310"]

 

Quando a calor é demais os professores tiram os alunos das salas para eles pararem de chorar.

O Adilson que mora no bairro Rio Molha achou muito estranho crianças estudando nessas condições. Ele deu sus opinião através do Whatsapp.

[jwplayer mediaid="303308"]

 

Agora pouco, no programa Clube do Ouvinte, a secretária de educação, Simone Dalçóquio afirmou que o problema foi resolvido

[jwplayer mediaid="303306"]

 

Heleodoro Borges terá ensino médio em tempo integral a partir de 2017. Informações com Janici Demetrio

[jwplayer mediaid="303314"]

 

Da Central de Jornalismo, as informações com o repórter Rogério Tallini

[jwplayer mediaid="303313"]

 

Projeto polemico sobre cargos na Prefeitura tramita na Câmara de Vereadores. Informações com o repórter Sérgio Luiz

[jwplayer mediaid="303315"]

 

O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, do PMDB, vai renunciar ao cargo no fim deste mês. O vice, Loriano Rogério Costa, do PSDB, assume o comando do município. Já o prefeito eleito, João Carlos Gottardi, que é do PP, tem reunião importante nesta quinta feira com o secretário de educação, Eduardo Deschamps, para tratar sobre o fechamento da escola São José. Gottardi até pretende assumir a escola, mas desde que o Estado ajude.

 

O prefeito Dieter Janssen disse que a meta da comissão do transporte público de Jaraguá do Sul é fechar o quanto antes a programação para audiência pública sobre o assunto. O encontro com a comunidade deve sair até o mês de dezembro. Depois, o resultado da audiência será encaminhado ao Tribunal de Contas que irá analisar o processo. Só depois é que sai o edital.

 

Cumprindo acordo firmado entre o município e o Ministério Público de Santa Catarina, após ajuizamento de ação civil pública, a Prefeitura de Jaraguá do Sul terá que atender, até 1º de dezembro do ano que vem, mais de 3.500 pacientes que estão na fila de espera por uma consulta com angiologista. A Promotoria de Justiça constatou que em três meses nenhuma consulta havia sido disponibilizada e havia pacientes aguardando por atendimento desde 2012.

 

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral