transito
Geral

Joinville promove semana da Saúde Mental e Católica SC é parceira do evento

O evento é promovido desde 2008 pela Prefeitura de Joinville, sempre no mês de maio, visto que no dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

14 Mai 2024 - 10h03Por Janici Demetrio
Joinville promove semana da Saúde Mental e Católica SC é parceira do evento - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Semana de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental de Joinville teve início nesta segunda-feira (13) com o apoio do Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC), e outras instituições de ensino superior do município, para ajudar na conscientização da comunidade sobre o tema. O evento é promovido desde 2008 pela Prefeitura de Joinville, sempre no mês de maio, visto que no dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Ano após ano, a intenção da iniciativa é desmistificar conceitos, oferecer formação e qualificar a rede de atendimento local, de forma a reduzir os casos de hospitalizações, ou institucionalização do tratamento da saúde mental das pessoas, o que abrange o cuidado de usuários das Unidades de Referência em Saúde Mental.
 
Um dos pontos altos da programação deste ano acontecerá na quinta-feira (16) com a realização de uma caminhada alusiva à luta antimanicomial, sob a proposta de conscientizar a comunidade sobre a importância do tratamento com liberdade, respeito e igualdade, para as pessoas que apresentam algum tipo de sofrimento mental. Aberta à participação de toda a comunidade, a ação irá concentrar a saída dos grupos junto à Praça da Bandeira, a partir das 8h. Com início oficial às 9h, o percurso seguirá pela Rua XV de Novembro e será finalizada no campus da Católica SC, onde serão promovidas diferentes ações de acolhimento. 

“O movimento da Luta Antimanicomial, propõe reflexões e ações voltadas à compreensão da responsabilidade e do respeito ao outro, da consciência de que as pessoas têm o direito funcional à liberdade, de viverem em sociedade e de receberem um tratamento de qualidade. O evento também propõe a inclusão e o sentimento de pertencimento para todos os envolvidos, uma proposta para que possamos prevenir e promover saúde mental, sem preconceito”, aponta a coordenadora e professora do curso de Psicologia da Católica SC, psicóloga Mariane de Souza Cardoso.

Ainda como parte das atividades previstas, desde a segunda-feira e durante esta terça-feira (14), estarão ocorrendo capacitações gratuitas direcionadas a profissionais da saúde, da educação, acadêmicos e demais pessoas interessadas no tema da saúde mental. Entre os assuntos abordados, estão meditação mindfulness e a importância do diagnóstico e tratamento adequados para o desenvolvimento infantil. Já na sexta-feira (17), ocorrerão ações de psicoeducação em escolas da rede municipal de ensino joinvilense. É importante que os interessados acessem o site e façam a inscrição antecipadamente no site da Prefeitura de Joinville, pois as vagas são limitadas e com público específico para cada atividade.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa  

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade do ensino e da educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para entrada no mercado de trabalho. Com 50 anos de atuação, a Católica SC tem o olhar voltado ao futuro e à inovação, mas sem deixar de lado as próprias origens.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Quina de São João promete prêmio de R$ 220 milhões

O sorteio do concurso 6.462, será realizado no dia 22 de junho.
Quina de São João promete prêmio de R$ 220 milhões
Saúde

Bairro Chico de Paulo ganha nova Unidade Básica de Saúde

A Unidade foi reformada e ampliada, ganhou mais consultórios médicos e vai poder dobrar sua capacidade de atendimento
Bairro Chico de Paulo ganha nova Unidade Básica de Saúde
Geral

Confira os horários das celebrações de Corpus Christi nas Paróquias da microrregião

A data é considerada uma das mais importantes do calendário da Igreja Católica, já que celebra a Eucaristia
Confira os horários das celebrações de Corpus Christi nas Paróquias da microrregião
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (29).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral