Defesa Civil

Jaraguá terá Centro Regional da Defesa Civil do Estado

19 Jul 2016 - 17h21
Jaraguá terá Centro Regional da Defesa Civil do Estado -

Os centros regionais vão servir de abrigo para os coordenadores de cada região no Estado. Vão conter uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, inclusive com reuniões através de videoconferência. De acordo com Moratelli, durante um desastre natural, a estrutura possibilitará espaço adequado para gestão do evento em andamento. “Autoridades vão se concentrar no local para definir ações e estratégias durante a operação, desenvolver os planos emergenciais e protocolos de operação”, diz. A intenção é que todos os centros regionais estejam prontos até maio de 2017 quando o Cigerd também estará operando na Capital.

A equipe técnica da Defesa Civil já visitou 11 dos 20 municípios que receberão os Centros. Até o momento, os servidores da Defesa Civil SC passaram por São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Xanxerê, Rio do Sul, Taió, Lages, Curitibanos, Araranguá, Criciúma e Tubarão. Nesta semana a equipe estará em Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.

Cigerd

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres– Cigerd, deverá contar com mais de 20 órgãos trabalhando no mesmo espaço. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir diminuição significativa de riscos para a população em uma situação de eventos adversos.

Matérias Relacionadas

Saúde

Secretaria intensifica período de imunização contra o sarampo

Durante 18 a 29 de novembro as 22 Unidades de Saúde com salas de vacinação estarão abertas das 7h30 às 16 horas para aplicação tríplice viral
Secretaria intensifica período de imunização contra o sarampo
Geral

Familiares procuram por homem desaparecido em Jaraguá

De acordo com a família ele saiu de casa e não levou nada consigo, inclusive, o celular está desligado. Deixou mensagens "eu te amo eternamente" para o filho e namorada.
Familiares procuram por homem desaparecido em Jaraguá
Geral

Lançado edital para compra de uniformes para a rede municipal de Jaraguá

O investimento está previsto em cerca de R$ 2,5 milhões
Lançado edital para compra de uniformes para a rede municipal de Jaraguá
Jaraguá do Sul

Livro que conta a história dos negros de Jaraguá do Sul será lançado neste mês

A publicação reúne informações sobre os costumes, a cultura e a contribuição dada por esta parcela da população
Livro que conta a história dos negros de Jaraguá do Sul será lançado neste mês
Ver mais de Geral