Caraguá
Secretaria de Saúde

Jaraguá implanta central telefônica para agendamento de consultas pelo SUS

24 Fev 2017 - 19h21
Jaraguá implanta central telefônica para agendamento de consultas pelo SUS  -

O paciente receberá uma ligação próximo da data da consulta, informando o dia e horário do agendamento, a exemplo do que já acontece com as consultas especializadas. O objetivo é reduzir as faltas nas consultas, agilizar os atendimentos e dar transparência a quem está na fila de espera. Tendo o acesso unificado no sistema, a unidade de saúde poderá informar, por exemplo, quantas pessoas estão na fila e qual a previsão de data para consulta médica. Num primeiro momento, NÃO será necessária a presença do paciente no posto em data anterior à consulta, para confirmar o agendamento. Mas a Diretoria de Saúde adianta que, se houver muitas faltas, esse procedimento passará a ser necessário. “Depende da responsabilidade de cada paciente, de não faltar à consulta ou de avisar que não vai”, ressalta Níura Demarchi dos Santos, diretora de Saúde.


Para o paciente, a mudança é mínima. O agendamento para consultas continua sendo feito por meio de contato telefônico no posto de saúde mais próximo da residência ou pessoalmente. O que muda é que o paciente não sairá com a data da consulta e, sim, com um protocolo. O usuário receberá uma ligação da Central Telefônica da Saúde (nos números de telefone e horários informados), próximo da data, avisando o dia e horário da consulta. Dessa forma, o paciente terá a oportunidade de dizer se poderá comparecer na data informada ou não. Se não puder, permanecerá no seu lugar na fila de espera e será contatado para uma próxima data. Se puder comparecer, confirmará à telefonista e terá a consulta garantida.

Se houver imprevisto, deve comunicar o posto de saúde com no mínimo 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, para que outro paciente possa ser atendido. Se faltar e não comunicar, perde o lugar na fila de espera. Todas as recepcionistas dos postos de saúde já passaram por capacitação e orientarão os pacientes da melhor forma possível.

Faltas

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o número de faltas a consultas nos postos de saúde no ano passado foi de 30.804, ou 18% das consultas agendadas nos 25 postos. É como se todas as 25 unidades ficassem fechadas por dois meses. Outros pacientes deixaram de ser atendidos devido ao não comparecimento dos usuários.

Matérias Relacionadas

Geral

Vômito de baleia faz mais uma milionária na Tailândia

O material tem valor estimado em £186,500 (aproximadamente R$ 1,5 milhão).
Vômito de baleia faz mais uma milionária na Tailândia
Educação

Guaramirim abre inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o Senai

Iniciativa é fruto do projeto Despertando Potencialidades realizado com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social
Saúde

Retomada vacinação contra a covid para adolescentes em Jaraguá

Também, prossegue normal a aplicação da segunda dose (D2), de acordo com o agendamento na carteirinha de vacinação.
Retomada vacinação contra a covid para adolescentes em Jaraguá
Geral

Parque Malwee completa 43 anos 

Inaugurado em 1978 por Wolfgang Weege, o Parque foi um presente do  Grupo Malwee para a cidade de Jaraguá do Sul
Parque Malwee completa 43 anos 
Ver mais de Geral