dengue 2
Secretaria de Saúde

Jaraguá implanta central telefônica para agendamento de consultas pelo SUS

24 Fev 2017 - 19h21

O paciente receberá uma ligação próximo da data da consulta, informando o dia e horário do agendamento, a exemplo do que já acontece com as consultas especializadas. O objetivo é reduzir as faltas nas consultas, agilizar os atendimentos e dar transparência a quem está na fila de espera. Tendo o acesso unificado no sistema, a unidade de saúde poderá informar, por exemplo, quantas pessoas estão na fila e qual a previsão de data para consulta médica. Num primeiro momento, NÃO será necessária a presença do paciente no posto em data anterior à consulta, para confirmar o agendamento. Mas a Diretoria de Saúde adianta que, se houver muitas faltas, esse procedimento passará a ser necessário. “Depende da responsabilidade de cada paciente, de não faltar à consulta ou de avisar que não vai”, ressalta Níura Demarchi dos Santos, diretora de Saúde.



Para o paciente, a mudança é mínima. O agendamento para consultas continua sendo feito por meio de contato telefônico no posto de saúde mais próximo da residência ou pessoalmente. O que muda é que o paciente não sairá com a data da consulta e, sim, com um protocolo. O usuário receberá uma ligação da Central Telefônica da Saúde (nos números de telefone e horários informados), próximo da data, avisando o dia e horário da consulta. Dessa forma, o paciente terá a oportunidade de dizer se poderá comparecer na data informada ou não. Se não puder, permanecerá no seu lugar na fila de espera e será contatado para uma próxima data. Se puder comparecer, confirmará à telefonista e terá a consulta garantida.

Se houver imprevisto, deve comunicar o posto de saúde com no mínimo 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, para que outro paciente possa ser atendido. Se faltar e não comunicar, perde o lugar na fila de espera. Todas as recepcionistas dos postos de saúde já passaram por capacitação e orientarão os pacientes da melhor forma possível.

Faltas

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o número de faltas a consultas nos postos de saúde no ano passado foi de 30.804, ou 18% das consultas agendadas nos 25 postos. É como se todas as 25 unidades ficassem fechadas por dois meses. Outros pacientes deixaram de ser atendidos devido ao não comparecimento dos usuários.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral