dengue 2
Jaraguá em Dança

Jaraguá em Dança segue para a etapa final

21 Set 2012 - 14h36

Com um total de 121 apresentações e um público de cerca de cinco mil pessoas, o 18º Jaraguá em Dança segue para o sexto dia. Para hoje (21), estão previstas, a partir das 19h30, no grande teatro do Centro Cultural de Jaraguá do Sul, outras 19 participações. Amanhã e domingo, serão três os períodos; das 14 às 15h30; das 16h30 às 18h30; e das 19h30, com previsão máxima de término às 22 horas. Ao todo, serão 244 as coreografias. A coordenadora de eventos da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, responsável pela organização, Miriam Meier, confirmou a participação de Ana Botafogo e Moacir Emanuel no encerramento do evento. Os dois são integrantes do Tearo Municipal do Rio de Janeiro. Serão três as coreografias apresentadas pelos bailarinos: "Coisas da Vida", do coreógrafo Heron Nobre; "Chamas da Vida", de Vasily Vainonen; e "Melodia Sentimental", também de Heron Nobre. "Chegamos ao final do 18º Jaraguá em Dança e, para abrilhantar ainda mais este evento, convidamos nomes expressivos da dança clássica brasileira", diz Miriam. Os ingressos, ao preço de R$ 5,00 e R$ 2,50 para estudantes, devem ser adquiridos na secretaria da Scar.


Integram o Jaraguá em Dança, neste ano, 2.148 bailarinos que mostram 244 coreografias. O aumento das inscrições ampliou os dias de apresentações, que iniciou no domingo (16) e prossegue até domingo (23) . De seis dias com 10 períodos, o Jaraguá em Dança deste ano conta com oito dias e 14 períodos. Segundo Miriam são, pelo menos, 75 coreografias e 400 bailarinos a mais que em 2011. Mesmo com o acréscimo de participações, a avaliação sobre o evento, que segue para o período final, é positiva. "Temos que elogiar o prestígio do público, composto por pais, professores, amigos e conhecidos e, principalmente, o empenho dos bailarinos e coreógrafos em cada dança. Todos são responsáveis pelo sucesso do evento ", finaliza. Participam do Jaraguá em Dança inscritos nas categorias baby, de 4 a 6 anos; infantil I, de 7 a 9 anos; infantil II, de 10 a 12 anos; infantojuvenil, de 13 a 17 anos; adulto de 18 a 39 anos; e sênior, acima dos 40 anos. Apesar de ser um evento sem caráter competitivo, um júri observa critérios como expressão corporal, criatividade, harmonia, técnica e coreografia.


Sobre Moacir Emanuel
Natural de Maringá (PR), estudou na Escola do Teatro Guaíra, em Curitiba; e na Cia Brasileira de Ballet, no Rio de Janeiro. Recebeu diversas premiações em festivais no Brasil e na Europa. Estudou com importantes professores da dança como: Jorge Teixeira, Cristina Sanchez, Mario Nascimento e Jose Luis Lozano. Apresenta-se em eventos pelo Brasil ao lado de grandes nomes como Ana Botafogo, Herman Cornejo, Marianela Nuñes e Thiago Soares. Desde 2010, integra o Teatro Municipal do Rio de Janeiro apresentando-se como solista.



Sobre Ana Botafogo
Carioca, Ana Botafogo foi apresentada ao mundo da dança aos sete anos. Aos onze, já dançava no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante as apresentações de final de ano da academia que frequentava. Mas foi na França que Ana começou a carreira profissional, participando de festivais por toda a Europa. Após uma temporada morando em Londres, retornou ao Brasil e foi contratada pelo Ballet Guaíra. No Rio de Janeiro, participou de um concurso que a tornou a primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tendo dançado clássicos do ballet mundial como "A Bela Adormecida", "O Quebra Nozes", "Giselle", "Romeu e Julieta", "La Sylphide", "Don Quixote", "La Bayadéré", "O Lago dos Cisnes" e outros. Mesmo sendo bailarina do Teatro Municipal, foi diversas vezes ao exterior como convidada de outras companhias, como a Saddler's Wells Royal Ballet, de Londres; o Ballet Nacional de Cuba; o Ballet Nacional da Venezuela; e o Ballet del'Opera di Roma. Alguns de seus principais partners foram Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Júlio Bocca, Lazaro Carrenõ, Alexander Godunov e Richard Cragun.

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral