Joaçaba Pneus
Geral

Jaraguá e Joinville trocam experiência sobre população indígena

Jaraguá do Sul registrou em maio 16 indígenas atendidos pela equipe de assistência social. Entre eles, crianças e adolescentes

10 Jun 2021 - 17h40Por Janici Demetrio
Jaraguá e Joinville trocam experiência sobre população indígena - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul e a Secretaria de Assistência e Habitação de Joinville realizaram videoconferência no fim do mês passado para trocar experiências sobre a população de rua e a população indígena na região. Jaraguá do Sul registrou em maio 16 indígenas atendidos pela equipe de assistência social. Entre eles, crianças e adolescentes.

Em Joinville a situação não é diferente. A maioria dos indígenas, tanto os que vêm para Jaraguá quanto os que vão para Joinville, são do município de Nova Laranjeiras (PR), onde há uma reserva indígena. Quando chegam nas cidades, acabam ficando nas ruas ou embaixo de marquises, nas praças e calçadões.

O secretário de Assistência Social e Habitação de Jaraguá, André de Carvalho Ferreira, explica que a condição dos indígenas na região é uma situação desafiadora para o poder público.

“Ao mesmo tempo em que os órgãos federais, como a Funai, declaram que a permanência em área urbana para vender artesanatos é algo que faz parte da cultura do índio, nós (Assistência Social) vemos a situação de crianças, por exemplo, sem a vestimenta adequada em dias de frio, indo de carro em carro vender artesanato, durante nossas abordagens, e não podemos fazer nada. Tanto Jaraguá quanto Joinville querem ter mais orientação da Funai sobre as ações possíveis para auxiliar os indígenas”, declara Ferreira.

Ele adianta que Joinville entrou em contato com a Funai para marcar uma reunião por videoconferência, em que Jaraguá do Sul também vai participar. Os municípios aguardam o retorno da Funai para confirmar data e horário da reunião virtual.

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral