Monitoramento

Jaraguá do Sul terá monitoramento remoto de chuvas

19 Jul 2011 - 14h41

Jaraguá do Sul mais uma vez será referência em estudos para a prevenção de desastres naturais, graças a um convênio firmado entre o Centro Universitário - Católica de Santa Catarina e a Secretaria de Defesa Civil do município. Na manhã de hoje (19) a reitora Pedra Santana Alves e a prefeita Cecília Konell consolidaram a parceria durante a solenidade de assinatura do convênio, que aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura.


A parceria prevê por parte da administração municipal a aquisição de 29 sensores para monitoramento das chuvas e seus efeitos, que possibilitarão medições precisas e emissões de alertas em casos de alagamentos, deslizamentos de encostas e outras ações. Os equipamentos serão importados da Universidade de Zaragoza, na Espanha. Cerca de R$ 50 mil serão investidos no projeto.

Professores e acadêmicos da Católica ficarão responsáveis pela configuração, instalação e monitoramento dos aparelhos. De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Maurício Henning, um dos responsáveis pelo projeto, trata-se de iniciativa pioneira no Estado, com previsão de desenvolvimento de equipamentos semelhantes dentro de sala de aula, envolvendo alunos e docentes.

A expectativa é de que o projeto seja colocado em prática a médio prazo. "Já estamos desenvolvendo um projeto de monitoramento de rios como projeto de bolsa de estudos com quatro acadêmicos da instituição. Dessa forma estimulamos o incentivo de tecnologia local", afirma o professor.

Ainda segundo o docente, a administração municipal já demonstrou interesse em desenvolver também em parceria com a instituição de ensino projeto de sensores destinados a utilização agrícola.

Como funcionará

Serão 11 sensores que irão medir o volume das chuvas, mais 11 réguas para níveis dos rios, e sensores para medir a umidade do solo, que serão utilizados em morros e encostas de Jaraguá. Os aparelhos são pequenos e possuem tecnologia de rede sem fio, sendo um sistema inteligente. Todas as informações coletadas serão enviadas para um banco de dados em computadores que ficarão na Católica de Santa Catarina e na Defesa Civil da cidade.


Para o geólogo Normando Zitta, da Defesa Civil de Jaraguá, o principal objetivo é saber exatamente quando uma área deve ser evacuada e evitar possíveis tragédias, com maiores chances de redução dos danos materiais. "Já detectamos quais os pontos em que deverão receber os sensores de acordo com a geografia e os problemas apresentados. Juntos, esses locais formarão uma malha de informações", finaliza.

A Defesa Civil de Jaraguá espera que os aparelhos estejam instalados e funcionando até dezembro deste ano, período de previsão de mais intensidade de chuvas na região.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral