Cultura

Jaraguá do Sul tem nova edição do Escola Vai ao Teatro

15 Ago 2012 - 20h12

A SCAR - Sociedade Cultura Artística realiza no período de 20 a 24 de agosto mais uma edição do projeto Escola Vai ao Teatro. As apresentações no Centro Cultural de Jaraguá do Sul oferecem a estudantes das redes de ensino do município e região, e ao público em geral, espetáculos em sessões pela manhã e a tarde. A iniciativa surgiu há mais de uma década, com o objetivo de difundir a arte da dramaturgia nas escolas, estimulando entre crianças e adolescentes o hábito de ir a uma sala de teatro nos padrões clássicos, conhecer o espaço cênico completo, e com isso desenvolver nos estudantes maior interesse pela arte. Ao mesmo tempo, o projeto dá oportunidade aos atores da cidade e região, ligados aos grupos mantidos pela SCAR ou independentes, de divulgarem seu trabalho.


Ana Paula Machado, coordenadora do projeto, assinala que o EVT difere de outras iniciativas tradicionais na medida em que cria o movimento de deslocamento até o teatro, numa aventura lúdica e enriquecedora para os alunos. As escolas ou mesmo grupos interessados podem adquirir pacotes de ingressos para conhecer o ambiente artístico e assistir as peças. O valor para escolas com direito a transporte é de R$ 3,00 por pessoa, e livre se não houver deslocamento até o Centro Cultural. Informações pelo telefone (47) 3275-2477 ou pelo e-mail projetos@scar.art.br. Este ano, além da participação de grupos que já possuem experiência de palco como o GpoEx e Colher de Pau - ambos ligados à SCAR - e Alma Livre, de Jaraguá do Sul, o projeto EVT traz uma novidade, com a estreia de uma companhia formada por alunos dos cursos realizados de dramaturgia no Centro Cultural com a peça "A horripilante escola de monstros".  

A realização do projeto Escola Vai ao Teatro é viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de incentivo à Cultura (Pronac 09 6828) e patrocínio das empresas Marisol, Duas Rodas, Orbhes Colchões e Feeling Estofados.

Programação

Dia 20/08, segunda-feira, as 9 e 14h

"O cavalinho azul" (a partir de 3 anos), GpoEx - Grupo de Experimentação Cênica

Sinopse: A peça conta a história de Vicente, menino que vê o mundo de uma forma diferente e acredita que tem um cavalo azul. Uma narrativa sutil que mostra valores de amizade e confiança

Dia 21/08, terça-feira, as 9 e 14h

"Os desejos de Pedro" (a partir de 3 anos), Cia. Alma Livre

Sinopse: Pedro é um menino com Síndrome de down. No trajeto que percorre da sua casa até a escola, Pedro nos mostra o quanto percebe o preconceito e sofre com sua exclusão. Um dia ele encontra uma lâmpada mágica e tem o poder de mudar seu futuro.

Dia 21/08, terça-feira, às 20h

"Valsa No 6" (a partir de 14 anos)

Sinopse: Enquanto executa a "Valsa nº 6", peça musical de Chopin, Sônia é apunhalada pelas costas. A partir dessa tragédia, a adolescente de 15 anos tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias e reconstituir os acontecimentos da vida. "Valsa no 6" é o único monólogo da obra de Nelson Rodrigues, que completaria 100 anos em 2012.

Dia 22/08, quarta-feira, às 14h

"Tecnópolis, a cidade sem livros" (a partir de 5 anos)


Sinopse: Carlinhos é um menino que adora computador e passa horas jogando videogame. Aos 12 anos, nunca leu um livrinho sequer. Preocupada, a mãe decide mandar Carlinhos passar as férias de julho na casa do tio em um sítio. Ele fica desesperado, mas no sítio conhece Ana, que o apresenta a personagens fantásticos como o Pássaro Azul e o Sr. Aranha.

Dia 22/08, quarta-feira, às 20h

"Valsa No 6" (a partir de 14 anos)

Dia 23/08, quinta-feira, às 9h

"Tecnópolis, a Cidade sem livros" (a partir de 5 anos)

Dia 24/08, sexta-feira, às 9h e 14h

"A horripilante escola de monstros" (a partir de 7 anos) - Grupo formado por alunos dos cursos de teatro da SCAR

Sinopse: Vladinho não se conforma com seu destino: ser um vampirinho. Mas mesmo assim, seus pais o enviaram para a Horripilante Escola de Monstrinhos. O que o garoto gosta mesmo é de skate e de rock - e de passar o dia todo brincando. Quem não gosta nada disso é a inspetora do colégio, a severa Bruxa Tituba, que fará de tudo para reprová-lo, junto com seus amigos Nefertiti e Frank Stein. Isso se o bondoso Mestre Nenius deixar, claro.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Casa São José realiza pedágio virtual

Casa de apoio a pacientes e familiares completa 4 anos de atividades em abril
Casa São José realiza pedágio virtual
Educação

Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares

Essa tem sido uma bandeira levantada pela Secretaria de Educação de Jaraguá para que o sistema híbrido de ensino (uma semana presencial e uma semana digital) tenha sucesso
Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares
Geral

Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na terça-feira

Os trabalhos consistem no desligamento do transformador da ETA para fazer a troca da fiação de saída do transformador que alimenta toda a estação
Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na terça-feira
Geral

Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março

Desde o início da pandemia, o número de benefícios mensais concedidos se mantém acima da média de três mil. Em 2021, o valor investido é de quase R$ 1,4 milhão
Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março
Ver mais de Geral