Geral
Jaraguá do Sul inicia Plano Frio Intenso para acolhimento de pessoas em situação de rua em junho
As ações incluem a intensificação da busca ativa em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de identificar pessoas em situação de rua, orientar sobre os riscos da exposição ao frio e oferecer encaminhamento para acolhimento noturno
Crédito: Divulgação A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, inicia no dia 1º de junho o Plano de Ação Frio Intenso 2026, com vigência até 31 de agosto. A iniciativa tem como foco o atendimento e a proteção de pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas.
As ações incluem a intensificação da busca ativa em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de identificar pessoas em situação de rua, orientar sobre os riscos da exposição ao frio e oferecer encaminhamento para acolhimento noturno na Casa de Passagem (Rua Ervino Menegotti, 650, próximo ao Samae) e no Creas (Rua José Emmendoerfer, 328, bairro Nova Brasília). O atendimento para pernoite ocorre diariamente, das 18h às 6h.
Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Uber, o trabalho busca assegurar proteção e cuidado contínuo a essa população. Ela destaca que as ações são intensificadas durante o inverno, período em que a vulnerabilidade aumenta.
Com a queda das temperaturas registrada nos últimos dias, a Secretaria já vem ampliando as ações de abordagem social e os encaminhamentos para a Casa de Passagem, além de reforçar a capacidade de acolhimento para atender a demanda.
Durante o período da operação, os espaços oferecem estrutura aquecida para pernoite, alimentação noturna e café da manhã, além de local para higiene pessoal. Em situações de frio mais intenso, o acolhimento é garantido a todos que aceitarem o atendimento. Para quem optar por permanecer nas ruas, são distribuídos cobertores como forma de proteção adicional.
O plano também prevê orientações e alinhamento das equipes da Assistência Social, em ação integrada com a Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Secretaria de Saúde, Hospital São José e Polícia Militar.
Em 2025, a Operação Frio Intenso registrou 2.126 pernoites.
Locais de acolhimento
Casa de Passagem
Rua Ervino Menegotti, 650 – próximo ao Samae
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Rua José Emmendoerfer, 328 – Nova Brasília
Funcionamento
Diariamente, das 18h às 6h, até 31 de agosto de 2026
Contato para informações sobre pessoas em situação de rua
Abordagem Social – telefone 153
Insta, Face e YouTube / Contato: 47 98465-0122
Matérias Relacionadas
Economia
Conta de luz de SC ficará mais cara em agosto
Para consumidores de alta tensão, como empresas, o aumento previsto é de 16,9%, enquanto para residências e pequenos negócios (baixa tensão) a alta estimada é de 9,32%.

Geral
Justiça mantém absolvição de acusados de propaganda nazista durante a Schützenfest
Desembargadores entenderam que não ficou comprovada a intenção dos acusados de divulgar ou promover o nazismo

Geral
[Fotos] Ibis Jaraguá do Sul tem início das obras previsto para julho de 2026
As obras do empreendimento têm início previsto para julho de 2026, com prazo de execução de 24 meses e entrega estimada para o primeiro semestre de 2028
![[Fotos] Ibis Jaraguá do Sul tem início das obras previsto para julho de 2026](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2026/06/whatsapp-image-2026-06-13-at-120415-1140x570.jpeg?a=CC&v=002)
Geral
Prefeitura de Jaraguá do Sul promove leilão on-line com 69 lotes de veículos e máquinas
Visitas de verificação dos lotes ocorrerão nos dias 22, 23 e 24 de junho, mediante agendamento com antecedência mínima de 48 horas

