dengue 2
Geral

Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente

Regime Próprio de Previdência Social do município é um dos 15 com melhor indicador de avaliação do País

22 Set 2021 - 17h46Por Da Redação
Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

O município de Jaraguá do Sul, por meio do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais (ISSEM-Previdência), obteve classificação “A” no Indicador de Situação Previdenciária – ISP-RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). O índice é apurado e divulgado anualmente pela Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social - SRPPS, Ministério da Economia, visando a aferição mais precisa da qualidade da gestão dos regimes próprios de previdência.

Após a avaliação de todos os indicadores se dá a classificação final por notas “A”, “B”, “C” e “D” que demonstra a situação previdenciária dos entes federativos. Dos 2.152 regimes avaliados, 15 obtiveram a nota “A”. O ISSEM-Previdência é um deles, apontado entre os melhores regimes próprios de Previdência Social do Brasil. O Indicador possui base na Portaria SPREV/ME nº 14.762/2020, e o resultado divulgado nesta semana considera as informações encaminhadas até o dia 31 de julho deste ano.

A classificação do ISP-RPPS é determinada com base na análise dos indicadores relacionados aos seguintes aspectos:
I – gestão e transparência: Indicador de Regularidade; Indicador de Envio de Informações e Indicador de Modernização da Gestão;
II – situação financeira: Indicador de Suficiência Financeira e Indicador de Acumulação de Recursos; e
III – situação atuarial: Indicador de Cobertura dos Compromissos Previdenciários.

Jaraguá do Sul possui a certificação nível II e tem como meta sua renovação para o nível III. O diretor presidente do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Jaraguá do Sul, Márcio Erdmann, ressalta a importância do Programa Pró-Gestão, instituído pela Secretaria de Previdência do Governo Federal, como indutor da melhoria da gestão dos RPPS, cuja certificação passou a ser considerada, a partir da reformulação do ISP-RPPS de 2019, como balizadora das notas atribuídas ao Indicador de Modernização da Gestão.

De acordo com ele, sua adesão, embora facultativa, tem grande relevância e contribui com a modernização e profissionalização dos Regimes Próprios de Previdência Social, estabelecendo padrões de atividades com maior controle e transparência. “Tem como objetivo a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações que compõem os três pilares do Programa: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária”, menciona.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral