Mobilidade
Geral

Jaraguá do Sul é a décima segunda cidade mais competitiva do Brasil

Município subiu cinco posições no Ranking de Competitividade anterior, de 2023

21 Ago 2024 - 20h26Por Rogério Tallini
Jaraguá do Sul está na segunda melhor posição de competitividade em SC - Crédito: Rogério Tallini/Rádio JaraguáJaraguá do Sul está na segunda melhor posição de competitividade em SC - Crédito: Rogério Tallini/Rádio Jaraguá

Jaraguá do Sul foi considerada pelo estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), como a décima segunda cidade mais competitiva do Brasil e a segunda de Santa Catarina nesta classificação. O município já foi classificado na edição anterior do Ranking de Competitividade dos Municípios em levantamentos anteriores, mas subiu cinco posições este ano em comparação com 2023. Já o Estado de Santa Catarina aparece como o mais seguro do país e o segundo mais competitivo no ranking geral.

Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil e está no Top 10 em quatro pilares do levantamento: Inovação e dinamismo econômico (2ª), Capital Humano (3ª), Inserção Econômica (6ª) e Qualidade da Saúde (10ª). Dos 13 pilares avaliados, Florianópolis está no Top 100 em oito deles. De modo geral, Santa Catarina teve 17 cidades avaliadas nesta edição sendo que, destas, sete estão entre as 50 mais competitivas do país: Florianópolis (1º), Jaraguá do Sul (12º), Balneário Camboriú (14º), Criciúma (18º), Blumenau (23º), Joinville (31º) e São Bento do Sul (33ª).

De acordo com o Centro de Liderança Pública, que faz o levantamento em conjunto com a Gove e Seall, o ranking é elaborado a partir da avaliação de 65 indicadores, reunidos em 13 pilares e três dimensões. O maior peso no índice está no item Sociedade (42,4%), seguido de Economia (38,1%) e Instituições, cujo peso é de 19,5%.

Confira a colocação geral de Jaraguá do Sul no Brasil, conforme o levantamento divulgado nesta quarta-feira (21), em Brasília.
 

Em relação aos potenciais do município:
3º do Brasil em qualidade da saúde – subiu 29 posições
11º em telecomunicações – subiu 173 posições
20º em qualidade da educação – subiu uma posição
22º em inserção econômica – caiu cinco posições
37º em meio ambiente – melhorou cinco posições
45º em sustentabilidade fiscal – caiu 31 posições
51º em inovação e dinamismo econômico – subiu dez posições

Quanto aos desafios:
146º no acesso à educação – caiu dez posições
131º em capital humano – melhorou dez posições
113º em segurança – caiu dez posições
103º em saneamento – caiu dez posições
88º em acesso à saúde – dez posições a menos
54º em funcionamento da máquina pública – subiu 10 posições
 

O RANKING
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade.

É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 411 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Em conjunto, os 411 municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. Esse ranking é elaborado a partir da análise de 65 indicadores, em 13 pilares e três dimensões: Sociedade (42,4% de peso), Economia (38,1%) e Instituições (19,5%).  

A lista de 13 pilares é composta por Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Na avaliação do CLP, esses temas são fundamentais para uma cidade ter gestão pública eficiente e promover a competitividade.

Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

 

Matérias Relacionadas

Geral

Clube Soroptimista de Jaraguá do Sul empossa nova diretoria

A Soroptimist Internacional é uma organização global voltada à defesa dos direitos das mulheres, com forte atuação em projetos sociais locais
Clube Soroptimista de Jaraguá do Sul empossa nova diretoria
Geral

Projeto Música Para Todos está com inscrições abertas em mais de dez modalidades 

Interessados devem preencher o formulário disponível no site da SCAR até o dia 6 de outubro
Projeto Música Para Todos está com inscrições abertas em mais de dez modalidades 
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta quinta-feira (3)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Morre o jornalista Cid Moreira, aos 97 anos

Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro
Morre o jornalista Cid Moreira, aos 97 anos
Ver mais de Geral