GNet
Geral

Jaraguá do Sul dá início à Semana da Consciência Negra

17 Nov 2015 - 22h10

Durante a abertura foram realizadas apresentações do Grupo Abadá Capoeira e a declamação do poema “Racismo é burrice” (Gabriel o Pensador) por Jamile Tavani, da turma de 6º ano da Emef Max Schubert e o pronunciamento de várias autoridades. O presidente do Compir, Luís Fernando Olegar, avaliou que, mesmo ainda não sendo possível comemorar o fim do racismo, a representação de tantas instituições públicas e privadas na solenidade demonstra o avanço já obtido nessa luta.


O secretário esteve também na abertura do evento “Diversidade na Escola: um diálogo sobre a Lei 10.639/03”, que acontece durante toda a tarde desta segunda-feira, no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Além de palestra com Jeruse Maria Romão (mestra em Educação pela UFSC, consultora para implementação de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e coordenadora executiva em publicações na temática afro para a Educação), está prevista a divulgação de uma pesquisa feita pelo Compir. “A ideia é saber como as escolas das redes municipal, estadual e particular incluirão os conteúdos de história, cultura e contribuição da população negra na construção do país e de nossa cidade, conforme preconiza a lei 10.639/03; como essa inclusão acontece na educação infantil, ensino médio e fundamental e como toda essa diversidade é articulada com entre os profissionais, professores e alunos”, falou o presidente do Compir .

De acordo com Olegar, são mais de 20 eventos, entre exposições, homenagens cívicas, degustação de pratos da culinária de origem africana, pesquisas, seminários e debates, com o objetivo de valorizar a história e a cultura da população negra de Jaraguá do Sul. A maioria das atividades encerra em 20 de novembro – que é o Dia Nacional da Consciência Negra – e duas já iniciaram na última sexta-feira (13): as exposições das escolas municipais Padre Alberto Jacobs, na Secretaria da Educação, e da Cristina Marcatto, no gabinete do prefeito. A promoção da Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul tem a parceria da Secretaria da Educação, da Fundação Cultural e da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR).


A programação está no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, no link http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=16297.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho auxiliará mulheres de modo discreto e sigiloso
Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica
Saúde

Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8

Lembrando que a Central de Vacinas Covid-19 não atenderá mais aos domingos
Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8
Geral

Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá

Animais estavam dentro de um 'Saco Verde', junto com material reciclável
Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá
Educação

Jaraguá define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino

As escolas seguirão todos os protocolos se segurança contra a covid-19, nos casos em que seja necessário a presença das famílias para as matrículas e rematrículas.
Jaraguá define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino
Ver mais de Geral