transito
Geral

Jaraguá do Sul dá início à Semana da Consciência Negra

17 Nov 2015 - 22h10

Durante a abertura foram realizadas apresentações do Grupo Abadá Capoeira e a declamação do poema “Racismo é burrice” (Gabriel o Pensador) por Jamile Tavani, da turma de 6º ano da Emef Max Schubert e o pronunciamento de várias autoridades. O presidente do Compir, Luís Fernando Olegar, avaliou que, mesmo ainda não sendo possível comemorar o fim do racismo, a representação de tantas instituições públicas e privadas na solenidade demonstra o avanço já obtido nessa luta.


O secretário esteve também na abertura do evento “Diversidade na Escola: um diálogo sobre a Lei 10.639/03”, que acontece durante toda a tarde desta segunda-feira, no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Além de palestra com Jeruse Maria Romão (mestra em Educação pela UFSC, consultora para implementação de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e coordenadora executiva em publicações na temática afro para a Educação), está prevista a divulgação de uma pesquisa feita pelo Compir. “A ideia é saber como as escolas das redes municipal, estadual e particular incluirão os conteúdos de história, cultura e contribuição da população negra na construção do país e de nossa cidade, conforme preconiza a lei 10.639/03; como essa inclusão acontece na educação infantil, ensino médio e fundamental e como toda essa diversidade é articulada com entre os profissionais, professores e alunos”, falou o presidente do Compir .

De acordo com Olegar, são mais de 20 eventos, entre exposições, homenagens cívicas, degustação de pratos da culinária de origem africana, pesquisas, seminários e debates, com o objetivo de valorizar a história e a cultura da população negra de Jaraguá do Sul. A maioria das atividades encerra em 20 de novembro – que é o Dia Nacional da Consciência Negra – e duas já iniciaram na última sexta-feira (13): as exposições das escolas municipais Padre Alberto Jacobs, na Secretaria da Educação, e da Cristina Marcatto, no gabinete do prefeito. A promoção da Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul tem a parceria da Secretaria da Educação, da Fundação Cultural e da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR).


A programação está no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul, no link http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=16297.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral