Comemoração

Jaraguá comemora 135 anos e desfile Festivo deve reunir cerca de três mil participantes

20 Jul 2011 - 18h25

Jaraguá do Sul completa 135 anos na próxima segunda-feira (25), quando está prevista uma série de atividades comemorativas a partir das 9 horas, começando com a sessão cívica em frente à Fundação Cultural/JS. Durante a solenidade, serão destacados os 120 anos da imigração húngara no município, com três homenagens: à primeira geração de descendência húngara nascida no Brasil, envolvendo 16 filhos de imigrantes residentes em Jaraguá; a nove famílias de descendentes das primeiras que desembarcaram no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1891 - vindas no navio Hannover -, e chegaram em Jaraguá na segunda quinzena de julho do mesmo ano; e aos os ex-presidentes da Associação Húngara de Jaraguá do Sul. Além das autoridades, a cerimônia terá a participação do Grupo de Dança Dunántúl, de dirigentes da Associação Húngara, da Cia. Musical Euterpe (Banda da Scar) e da Banda do 62º Batalhão de Infantaria, de Joinville.


O diretor-presidente da Fundação Cultural/JS, Jorge Luiz da Silva Souza, informa que todos os homenageados receberão uma menção honrosa e um brasão alusivos aos 120 anos da imigração húngara. Ele explica que o brasão foi criado a partir da ideia de logomarca apresentada pela vencedora de um concurso envolvendo alunos da Emef Santo Estêvão, na localidade em que a comunidade húngara está estabelecida em Jaraguá do Sul. O nome da ganhadora será divulgado no evento, na presença das quatro finalistas do concurso - Janaína Leithold, Bárbara Marcela Benetti. Débora Stenger e Luana Indiana Burger.

Após a sessão cívica, por volta das 10 horas, acontece o Desfile Festivo, na Avenida Getúlio Vargas, com a participação de aproximadamente 3 mil pessoas representando 31 entidades. A concentração será nas imediações da Instituto Técnico Federal de Santa Catarina e a dispersão nas imediações da Biblioteca Pública Rui Barbosa. Entre as entidades representadas neste evento estão instituições de ensino, culturais e esportivas, clubes de serviços e secretarias municipais. O desfile encerrará com o Trenzinho Jujuba, que estará realizando passeios pela cidade até as 15h30, com saída e chegada na Fundação Cultural, onde devem ser retirados os ingressos gratuitamente.


OUTRAS ATIVIDADES - Na sequência do Desfile Festivo, a comunidade poderá saborear delícias das cozinhas húngara, italiana, afro-brasileira, polonesa e alemã à venda numa feira gastronômica montada montada nas proximidades da Fundação Cultural, onde também estará acontecendo um show da Pop Band, de Blumenau, no anfiteatro do Centro Histórico. Ainda dentro da programação prevista para o dia 15: lançamento do Sporte Clube Jaraguá, às 15 horas, no Campo do Botafogo; visita técnica, às 17 horas, ao Condomínio Parque Jaraguá Dante Minel, no Bairro Ribeirão Cavalo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Geral

Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões

Número é maior que população porque muitos têm mais de um chip
Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões
Geral

Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento

Campanha Vacina Ação Solidária inicia nesta terça-feira (6) no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. Quem for se vacinar, pode levar um quilo de alimento não perecível. Se puder e quiser
Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento
Ver mais de Geral