dengue
Comemoração

Jaraguá comemora 135 anos e desfile Festivo deve reunir cerca de três mil participantes

20 Jul 2011 - 18h25

Jaraguá do Sul completa 135 anos na próxima segunda-feira (25), quando está prevista uma série de atividades comemorativas a partir das 9 horas, começando com a sessão cívica em frente à Fundação Cultural/JS. Durante a solenidade, serão destacados os 120 anos da imigração húngara no município, com três homenagens: à primeira geração de descendência húngara nascida no Brasil, envolvendo 16 filhos de imigrantes residentes em Jaraguá; a nove famílias de descendentes das primeiras que desembarcaram no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1891 - vindas no navio Hannover -, e chegaram em Jaraguá na segunda quinzena de julho do mesmo ano; e aos os ex-presidentes da Associação Húngara de Jaraguá do Sul. Além das autoridades, a cerimônia terá a participação do Grupo de Dança Dunántúl, de dirigentes da Associação Húngara, da Cia. Musical Euterpe (Banda da Scar) e da Banda do 62º Batalhão de Infantaria, de Joinville.


O diretor-presidente da Fundação Cultural/JS, Jorge Luiz da Silva Souza, informa que todos os homenageados receberão uma menção honrosa e um brasão alusivos aos 120 anos da imigração húngara. Ele explica que o brasão foi criado a partir da ideia de logomarca apresentada pela vencedora de um concurso envolvendo alunos da Emef Santo Estêvão, na localidade em que a comunidade húngara está estabelecida em Jaraguá do Sul. O nome da ganhadora será divulgado no evento, na presença das quatro finalistas do concurso - Janaína Leithold, Bárbara Marcela Benetti. Débora Stenger e Luana Indiana Burger.

Após a sessão cívica, por volta das 10 horas, acontece o Desfile Festivo, na Avenida Getúlio Vargas, com a participação de aproximadamente 3 mil pessoas representando 31 entidades. A concentração será nas imediações da Instituto Técnico Federal de Santa Catarina e a dispersão nas imediações da Biblioteca Pública Rui Barbosa. Entre as entidades representadas neste evento estão instituições de ensino, culturais e esportivas, clubes de serviços e secretarias municipais. O desfile encerrará com o Trenzinho Jujuba, que estará realizando passeios pela cidade até as 15h30, com saída e chegada na Fundação Cultural, onde devem ser retirados os ingressos gratuitamente.


OUTRAS ATIVIDADES - Na sequência do Desfile Festivo, a comunidade poderá saborear delícias das cozinhas húngara, italiana, afro-brasileira, polonesa e alemã à venda numa feira gastronômica montada montada nas proximidades da Fundação Cultural, onde também estará acontecendo um show da Pop Band, de Blumenau, no anfiteatro do Centro Histórico. Ainda dentro da programação prevista para o dia 15: lançamento do Sporte Clube Jaraguá, às 15 horas, no Campo do Botafogo; visita técnica, às 17 horas, ao Condomínio Parque Jaraguá Dante Minel, no Bairro Ribeirão Cavalo.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral