Imobiliária Coralli
De Parabéns!

Jaraguá AM - 64 anos

04 Set 2012 - 14h51
Jaraguá AM - 64 anos -
Jaraguá AM - 64 anos

No início de 1948, Jaraguá do Sul entrava na era do rádio, com a instalação, em fase experimental, do equipamento da Bynhgton & Cia., que funcionava em ondas longas de 1510 quilociclos, 196,8 metros, 250 watts, com a antena instalada no Morro do Brunhns. Na manhã de 31 de julho de 1948, tinha lugar a benção e inaugaração da rádio com prefixo ZYP-9. Os sócios-fundadores, Werner Stange e Homero Camargo de Oliveira, organizaram um explêndido programa que culminou com as irradiações à noite, nos salões do Clube Atlético Baependi, abrilhantado pelo elenco artístico da PRB-2, Rádio Clube Paranaense, de Curitiba.

Foi o maior acontecimento da época na região. Com o passar do tempo, a contratação de locutores como Cícero Motta, Arruda Neto, Antônio Pereira, da radiofonia paulista, aumentaram ainda mais os níveis de audiência, incrementando a venda de aparelhos de rádio. A cidade pulsava na magia do rádio proporcionando informação e uma saudável distração aos seus radiouvintes com programação variada: transmissões esportivas, noticiários, "Rancho do Dadi", radioteatro, "Brindes sonoros", entre outros; além dos programas de variedades ao vivo, no auditório da rádio ZYP-9, na Cel. Emílio Carlos Jourdan, especialmente aos domingos. Dessa forma, na época o rádio era o principal elo de comunicação com o mundo, as famílias se reuniram ao seu redor, influenciando o meio social fortemente, papel este que a televisão viria a assumir décadas mais tarde.

A Broadcasting da ZYP-9 na época, até os idos dos anos 60, mesmo contando com profissionais do nível de Walter Franco, Augusto Sylvio Prodohl, e outros, era formado, em sua maioria por jovens da cidade, que reuniam-se em torno do rádio, como locutores, comentaristas esportivos e radionovelas.

Dentre outros: Antônio (Ico) Zimmermann, Senira Mafra, Edith da Silva, Ruth Braun, Ritta Maller, José Cláudio Giostri, Souza Miranda, José Castilho Pinto, Senízia Mafra Pinto, Olívia Wuenderlich, Arlete Müller, Eugênio Victor Schmokel, Otto Mey, Ademar da Silva, Neide, Helena, Aldo Prada, Evanira e Clodtilde Sansão, Douglas e Miltom Stange... Mesmo que não fosse para perpetuar-se no microfone, o rádio representava para muitos a realização de um sonho dourado, e muitas vezes servia de trampolim para outras profissões devido a horários menos rígidos e mais flexíveis, possibilitando muitas vezes, a continuação dos estudos.

Matérias Relacionadas

Economia

Loterias da Caixa lançam novo modelo de aposta, o Super 7

Primeiro sorteio será dia 2 de outubro
Loterias da Caixa lançam novo modelo de aposta, o Super 7
Economia

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões

Números sorteados no Concurso 2.302 foram 18, 22, 25, 27, 43, 44
Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 50 milhões
Geral

Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia

Houve alta de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos
Federação de Bancos alerta para aumento de fraudes durante a pandemia
Saúde

Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa

CoronaVac está na última etapa de estudos em humanos
Covid-19: estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa
Ver mais de Geral