Geral

Japão propõe mecanismo internacional para descarte de resíduo nuclear

A proposta sugere que os países compartilhem informações sobre ações tomadas para a escolha dos lugares de descarte

16 Jun 2019 - 15h00Por Da Redação
Japão propõe mecanismo internacional para descarte de resíduo nuclear - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

O Japão usou a reunião ministerial sobre energia e meio ambiente do G-20 para propor o estabelecimento de um mecanismo internacional para a cooperação em pesquisas sobre como descartar resíduos altamente radioativos provenientes de usinas nucleares.

Os ministros estão reunidos na cidade de Karuizawa, na província de Nagano, região central do Japão, no último dia de encontros.

O ministro da Economia, Indústria e Comércio do Japão, Hiroshige Seko, presidiu a sessão sobre energia, em que propôs a criação do mecanismo internacional. Defendeu ser importante compartilhar a experiência e o conhecimento para acelerar os trabalhos e resolver essa questão, que é compartilhada por todos os países que usam energia nuclear.

Muitas nações enfrentam dificuldades para esboçar planos concretos para o descarte final de dejetos radioativos. Somente a Suécia e a Finlândia decidiram sobre onde abrigá-los. Vários países, inclusive o Japão, nem começaram a estudar o tema.

A proposta sugere que os países compartilhem informações sobre ações tomadas para a escolha dos lugares de descarte e promovam a cooperação e o intercâmbio de recursos humanos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Fechou a empresa? Não esqueça de dar baixa na prefeitura

Fechou a empresa? Não esqueça de dar baixa na prefeitura
Variedades

Domingo tem festa em devoção à Santa Luzia, a Protetora dos Olhos

A programação do chamado tríduo festivo começou com a missa celebrada na quinta-feira (5) e segue nesta sexta-feira (6), sempre no horário das 19h30, na Comunidade Santa Luzia, no bairro que leva o mesmo nome.
Domingo tem festa em devoção à Santa Luzia, a Protetora dos Olhos
Geral

Projeto 100 em 1 dia acontece neste sábado e conta com parceria da prefeitura

São 900 voluntários de empresas, entidades públicas e privadas que executarão das 7 às 19 horas desse sábado atividades físicas, culturais, ecológicas e de lazer gratuitas e abertas a todos os interessados
Projeto 100 em 1 dia acontece neste sábado e conta com parceria da prefeitura
Polícia

Família procura por adolescente desaparecida em Jaraguá

Amanda Hohmann, de 14 anos, é magra tem 1,60 metro, cabelos escuros e longos. Saiu de casa usando mochila cinza claro com detalhes em azul, e uma bolsa do Piu Piu.
Família procura por adolescente desaparecida em Jaraguá
Ver mais de Geral