transito
Geral

Itá sedia encontro internacional sobre Rio Uruguai

22 Ago 2012 - 21h51

A União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM) e a Associação Comercial e Industrial de Itá realizam, de 23 a 25 de agosto, o XIII Encontro Internacional de Centros Comerciais do Rio Uruguai e a III Reunião do Fórum Permanente de Preservação e Uso Racional do Rio Uruguai, criado pela UPM. Temas como o impacto da represa de Itá nos setores do comércio e turismo e seus reflexos no meio ambiente vão ser discutidos por autoridades locais, estaduais e dos países do Mercosul.


O encontro tem apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que na abertura oficial, às 9 horas do dia 24, promove audiência pública por intermédio da Comissão do Mercosul. À tarde, as discussões prosseguem e os parlamentares da UPM firmam a carta de intenções que pontuará ações para o monitoramento e pela preservação do Rio Uruguai.

A UPM tem atuado junto aos governos nacionais da Argentina e do Uruguai, com o apoio de autoridades destes dois países, para que o Brasil também faça parte da Comissão de Monitoramento do Rio Uruguai e sua bacia. A entidade também vai apresentar ao Parlamento do Mercosul (Parlasul) o projeto para a criação de um fundo que viabilize a execução das obras necessárias para transformar a bacia hidrográfica do Rio Uruguai em uma grande hidrovia, conforme proposta aprovada em Fray Bentos - Uruguai, quando da realização da II Reunião do Fórum. Este projeto vem sendo elaborado por técnicos dos países banhados pelo rio Uruguai, que têm priorizado a preservação ambiental, inclusive dos afluentes.

Na programação em Itá está prevista, no dia 25, visitação ao Centro de Meio Ambiente (CDA) que desenvolve  programas de educação ambiental para a comunidade do entorno do reservatório. Além disso, atende grupos e realiza visitas às estruturas da UHE Itá, ao Horto Botânico e divulga os programas sociais e ambientais realizados pela usina.

Saiba mais

A construção da Usina Hidrelétrica Itá foi realizada pelo Consórcio Itá (formado pela Tractebel Energia, Cia Siderúrgica Nacional (CSN) e Cia de Cimento Itambé) e teve início em 1º de março de 1996. Sua inauguração aconteceu no mês de outubro de 2000. Além de ser a primeira grande usina hidrelétrica concluída pelo setor privado, Itá passou a ser referência mundial em tecnologia, consciência social e conservação ambiental.


Construída às margens do rio Uruguai, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Usina Hidrelétrica Itá tem uma potência instalada de 1450 MW.  Apenas como referência para a dimensão da usina, a capacidade de Itá corresponde a 50% da energia consumida pelo estado de Santa Catarina.

Um reservatório de 141 km² foi formado com a construção desse empreendimento.  Com isso, 4.457 famílias foram relocadas e reassentadas. Foram construídos 568 km de estradas, 2.413 metros de pontes e 15,5 km de ferrovias. Foram desenvolvidos durante a construção da usina 23 programas socioambientais.  Dentre eles, a restauração da faixa de vegetação ciliar, a implantação de um horto botânico, apoio às comunidades, resgate e preservação do patrimônio arqueológico e sociocultural e a criação de unidades de conservação.

Assessoria de Imprensa UPM

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral