vacina
Geral

IPI: Dilma prorroga IPI reduzido até dezembro

25 Out 2012 - 12h37

O governo federal vai prorrogar o IPI reduzido, que terminaria no dia 31 deste mês, até 31 de dezembro. Dessa forma, foi atendida reivindicação das fabricantes, que aguardavam a extensão do benefício para não terem queda brusca nas vendas nos últimos dois meses do ano. Estima-se que o incentivo, em vigor desde o fim de maio, gerou redução dos preços dos carros em cerca de 10%.


A decisão, anunciada ontem pela presidente Dilma Rousseff, em discurso de abertura do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, foi saudada pelo presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Cledorvino Belini. Ele disse que a prorrogação permitirá ao setor fechar o ano com crescimento de 5% das vendas no mercado interno - em torno de 3,8 milhões de unidades comercializadas (de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus).

Ainda segundo Belini, no período anterior à adoção das medidas de estímulo às vendas de carros (entre elas o IPI reduzido), ou seja, de janeiro até o fim de maio, a média diária de vendas era de cerca de 12 mil veículos, média esta que cresceu para 16,3 mil unidades no segundo semestre com a redução do IPI. Até ontem, as vendas acumuladas no ano totalizam 3,22 milhões de veículos, com crescimento de 5% sobre o mesmo período de 2011, apontou a entidade.

O adiamento do fim do incentivo evitará que o mercado pare no fim do ano, concorda o presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), Octávio Vallejo. "Prevaleceu o bom-senso", avaliou.


RENÚNCIA - Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se a desoneração fosse suspensa no fim deste mês, provavelmente as empresas aumentariam os preços dos carros, repassando a elevação do imposto para o consumidor final. "Não queremos ver uma subida de preços neste fim de ano", disse ontem. Além de estimular a venda de automóveis e contribuir para a expansão da atividade econômica, a decisão tem como foco o controle da inflação. "Sempre que pudermos contribuir para baixar a inflação, estaremos contribuindo", afirmou.

Mantega observou que a renúncia de arrecadação do IPI com a extensão da medida para novembro e dezembro foi calculada em R$ 800 milhões. Apesar disso, ele ressaltou que não está preocupado com o impacto para os cofres públicos porque, com o aumento.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral