Geral

INVESTIMENTOS: Governo do Estado lança Pacto pela Saúde

18 Set 2012 - 20h19

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira lançaram, nesta terça-feira, 18, o Pacto pela Saúde. Com o programa, serão criados 985 leitos hospitalares, outros 177 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo - UTIs e 57 salas de cirurgias. Estão previstos investimentos de R$ 500,5 milhões na construção, ampliação e reformas de hospitais, na aquisição de equipamentos e na construção e readequação de 21 policlínicas. Na prática, o investimento representará mais 35 mil internações, 90 mil cirurgias e 120 mil consultas por ano para a população catarinense.


Para o governador Raimundo Colombo, o Pacto fortalece as unidades regionais para que os hospitais, policlínicas e pronto-atendimentos tenham todas as condições técnicas, pessoal capacitado e equipamentos para fazer diagnósticos e os tratamentos de saúde. "Nosso compromisso com a saúde é para que ninguém precise se deslocar mais de 100 quilômetros para ser atendido. Vamos melhorar todo o atendimento, aumentar nossa eficiência e proteger as pessoas na hora que mais precisam."

Todas as ações propostas serão financiadas com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa específico para a saúde faz parte do Pacto por Santa Catarina, que prevê a aplicação de R$ 5 bilhões em setores básicos de atendimento à população como infraestrutura, segurança pública, educação, entre outros.

O Pacto pela Saúde é uma ação de reestruturação do setor que traz novos conceitos de gestão e de organização do sistema de saúde no Estado. O programa vai atacar duas frentes. A primeira será a construção, ampliação e reforma dos hospitais regionais e serviços de alta resolutividade com a construção de 10 policlínicas, com 2,5 mil metros quadrados cada, e a reforma de outras 11 unidades. "Após a conclusão desse pacote de ações, Santa Catarina vai apresentar à população o melhor sistema de saúde de país", disse o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.


A expectativa do coordenador do Pacto por Santa Catarina, Murilo Flores, é de que as obras estejam concluídas em um período que pode variar de um ano e meio a até três anos, dependendo do projeto. "O importante é que não construiremos um prédio, mas uma estrutura completa com equipamentos e pessoas capacitadas para atender a população. Temos os projetos, os recursos e a determinação para fazer", disse Murilo Flores.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral