GNet
Investe SC

Investe SC tem a missão de atrair empreendimentos para Estado

27 Nov 2015 - 12h48
Investe SC tem a missão de atrair empreendimentos para Estado -
Para fortalecer a economia catarinense, com investimentos de qualidade que supram as necessidades das empresas, foi lançada nesta quinta-feira, 26, a Investe SC - Agência de Atração de Investimentos, parceria entre Governo do Estado e Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).



“Nossa meta é tornar Santa Catarina um dos principais Estados receptores de investimentos, trazendo empresas estratégicas que contribuam para o crescimento econômico, melhorando a qualidade de vida principalmente em regiões com menores índices de desenvolvimento humano”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

Realizada em Florianópolis, a solenidade reuniu cônsules, políticos, presidentes de federações, superintendentes dos portos catarinenses, empresários, entre outros. Para o deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Mauro Mariani, a parceria entre as entidades público e privada terá papel fundamental para a prospecção de empresas estrangeiras. “Santa Catarina sai mais uma vez na frente. É um modelo criativo, que conta com a excelência da Fiesc e a disposição política do governo estadual”, frisou.

Estão sendo traçadas estratégias setoriais com atuação em rede. A agência conta com o Customer Relationship Management (CRM), ou seja, uma ferramenta de Gestão do Relacionamento com o Cliente, utilizada pelas maiores agências mundiais e com o portal: www.investe.sc.com.br.

“Nosso Estado é um dos mais industrializados do Brasil, mas precisamos fortalecer ainda mais a matriz econômica. Uma das formas é atrair elos faltantes da economia”, acrescentou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte. Em 2014, as importações catarinenses alcançaram o valor acumulado de US$ 16 bilhões, crescimento de 8,39% em relação ao ano anterior. Os principais produtos importados são borracha e plástico. Destes, apenas 38% é produzido em Santa Catarina, 8% é de outros Estados e 55% de outros países.

A Investe SC foi formulada nos modelos internacionais de sucesso, como a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cingapura (EDB). “Criada há mais de 50 anos, a EDB teve papel fundamental no desenvolvimento de Cingapura, transformando-a em potência mundial”, contou Chiodini.

 

Segundo o secretário da SDS, há exemplos nacionais de desenvolvimento com atração de empresas para cidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). “Por exemplo, a cidade cearense de Sobral tinha um IDHM muito baixo em 1991, de 0,406. Vinte anos depois, com a instalação da empresa Grendene, de fabricação de calçados, o índice é alto, de 0,714”, detalhou.
GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral