dengue 2
Geral

Intensificação de confrontos no Iêmen força fechamento de aeroporto

02 Jun 2011 - 12h07

A intensificação nos últimos dias de confrontos entre rebeldes ligados a líderes tribais e forças do governo do Iêmen provocou nesta quinta-feira o fechamento do aeroporto da capital do país, Sanaa.


Apesar de os protestos contra o presidente terem sido em sua maior parte pacíficos até agora, analistas temem que os recentes confrontos entre combatentes tribais e forças do governo levem o país a uma guerra civil.

Centenas de combatentes leais ao xeque Sadeq al Ahmar, líder do poderoso clã tribal Hashid, estariam marchando em direção à capital.

Segundo alguns relatos, um grupo de rebeldes já teria entrado em confronto nesta quinta-feira com tropas do governo na periferia norte da cidade.

Pelo menos 39 pessoas foram mortas em Sanaa na quarta-feira, após a ruptura de um cessar-fogo entre o governo e os rebeldes no fim de semana.

Segundo a correspondente da BBC em Sanaa Lina Sinjab, fortes explosões foram ouvidas pela cidade durante a madrugada e na manhã desta quinta-feira.

Ela diz, porém, que não se sabe ao certo se os grupos de rebeldes estão conseguindo avançar pela capital.

Também há relatos de confrontos na cidade de Taiz, onde ao menos 50 pessoas teriam sido mortas desde o domingo, segundo a ONU.

DITADOR RESISTE

O ditador do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, resiste desde o início do ano a grandes protestos populares que pedem a sua renúncia.


Na semana passada, Saleh --que governa o Iêmen desde 1978-- se recusou a assinar um acordo, mediado por países do golfo Pérsico, que previa sua saída do poder no prazo de um mês.

Na terça-feira, o governo americano pediu a Saleh que ajude a "levar o Iêmen adiante" e assine o acordo mediado pelo Conselho de Cooperação do Golfo, que prevê que ele deixe o poder ao seu vice em troca de uma anistia contra eventuais processos.

Fonte:Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de Geral