Geral

Intensificação de confrontos no Iêmen força fechamento de aeroporto

02 Jun 2011 - 12h07

A intensificação nos últimos dias de confrontos entre rebeldes ligados a líderes tribais e forças do governo do Iêmen provocou nesta quinta-feira o fechamento do aeroporto da capital do país, Sanaa.


Apesar de os protestos contra o presidente terem sido em sua maior parte pacíficos até agora, analistas temem que os recentes confrontos entre combatentes tribais e forças do governo levem o país a uma guerra civil.

Centenas de combatentes leais ao xeque Sadeq al Ahmar, líder do poderoso clã tribal Hashid, estariam marchando em direção à capital.

Segundo alguns relatos, um grupo de rebeldes já teria entrado em confronto nesta quinta-feira com tropas do governo na periferia norte da cidade.

Pelo menos 39 pessoas foram mortas em Sanaa na quarta-feira, após a ruptura de um cessar-fogo entre o governo e os rebeldes no fim de semana.

Segundo a correspondente da BBC em Sanaa Lina Sinjab, fortes explosões foram ouvidas pela cidade durante a madrugada e na manhã desta quinta-feira.

Ela diz, porém, que não se sabe ao certo se os grupos de rebeldes estão conseguindo avançar pela capital.

Também há relatos de confrontos na cidade de Taiz, onde ao menos 50 pessoas teriam sido mortas desde o domingo, segundo a ONU.

DITADOR RESISTE

O ditador do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, resiste desde o início do ano a grandes protestos populares que pedem a sua renúncia.


Na semana passada, Saleh --que governa o Iêmen desde 1978-- se recusou a assinar um acordo, mediado por países do golfo Pérsico, que previa sua saída do poder no prazo de um mês.

Na terça-feira, o governo americano pediu a Saleh que ajude a "levar o Iêmen adiante" e assine o acordo mediado pelo Conselho de Cooperação do Golfo, que prevê que ele deixe o poder ao seu vice em troca de uma anistia contra eventuais processos.

Fonte:Folha SP

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira

Obras da rotatória da Bertha Weege começam na segunda-feira
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Ver mais de Geral