Imobiliária Coralli
Geral

INSALUBRIDADE: Norma entra em Consulta Pública

31 Ago 2012 - 16h08

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) colocou em Consulta Pública, até o dia 29 de outubro, o texto técnico básico de revisão da Norma Regulamentadora Nº 15 que trata sobre atividades operacionais insalubres. O objetivo da norma é definir diretrizes e critérios para a caracterização e controle dos riscos para prevenir danos ou agravos à saúde dos trabalhadores. A proposta está disponível aqui.


O diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, Rinaldo Marinho, considera que a nova NR 15 será um importante instrumento para o dimensionamento da exposição e o planejamento da proteção do trabalhador contra os riscos ambientais. "Contamos com a contribuição dos profissionais da área, pesquisadores, trabalhadores, auditores fiscais e empresários para construir um texto que atenda as expectativas da sociedade", afirma Marinho.

Um dos principais pontos do novo texto se refere ao controle de riscos no ambiente de trabalho, de forma a não gerar danos para a saúde dos trabalhadores. A consulta pública abrange apenas o texto geral da NR 15. Posteriormente haverá novas consultas para alterações dos anexos da norma, que definem os limites de tolerância aos diversos tipos de agentes nocivos.

O atual texto da NR Nº 15 foi regulamentado pela Portaria 3.214, de 8 de junho de 1978 e, praticamente, repete o que está expresso nos Artigos 189 a 192 da CLT. Em razão disso, a Comissão Tripartite Paritária Permanente, composta pelo governo, empregadores e trabalhadores, e coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego percebeu a necessidade de revisar o texto.

Após o término da consulta, será constituído um Grupo de Trabalho Tripartite que terá objetivo de analisar as sugestões recebidas e elaborar a proposta de regulamentação para posterior atualização da Norma.


As sugestões deverão ser encaminhadas, até o dia 29 de outubro, para o e-mail normatização.sit@mte.gov.br ou pelo correio para o endereço: Ministério do Trabalho e Emprego, Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Coordenação Geral de Normatização e Programas, Esplanada dos Ministérios - Bloco "F" - Anexo "B" - 1º andar - Sala 107 - CEP 70059-900 - Brasília - DF

Assessoria de Comunicação Social -  MTE

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Polícia Civil desencadeia operação para cumprir 17 prisões contra organização criminosa

A investigação começou no final de 2019 com a identificação e a prisão de um integrante de uma organização criminosa
Polícia Civil desencadeia operação para cumprir 17 prisões contra organização criminosa
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra 17ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram confirmados 51 novos casos e 47 pacientes recuperados
Jaraguá do Sul registra 17ª morte em decorrência do coronavírus
Jaraguá do Sul

Convênio com PM resulta na construção de nova Guarda na entrada do 14º BPM

Serão investidos nesta melhoria, R$ 174,6 mil, recursos repassados através do Conselho Municipal de Trânsito
Convênio com PM resulta na construção de nova Guarda na entrada do 14º BPM
Geral

Estiagem prejudica o sistema de abastecimento de água de Santa Luzia

Nesta semana, os técnicos que operam o sistema constataram uma redução de 50% no nível de água do ribeirão onde ocorre a captação
Estiagem prejudica o sistema de abastecimento de água de Santa Luzia
Ver mais de Geral