GNet
Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Inicia na segunda-feira em Jaraguá do Sul, a Campanha de Luta Contra a Aids

27 Nov 2015 - 15h03
Inicia na segunda-feira em Jaraguá do Sul, a Campanha de Luta Contra a Aids -

No dia 1º de dezembro é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e o setor de Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul inicia na próxima segunda-feira (30), a campanha "Vai agitar ou amar? Camisinha em primeiro lugar. Nunca fez ou tá na dúvida? Faça o teste: HIV, Sífilis e Hepatites".


Jaraguá do Sul atende a demanda de toda a microrregião e em 2015 registrou 74 novos casos de HIV positivo. Em 2014, foram 28. De janeiro a novembro foram feitos 5.979 exames no laboratório municipal, e 4.215 testes rápidos.


Fabiane Ananias afirma que o aumento dos casos se deve a dois fatores: a inserção dos testes rápidos através de campanhas e no cotidiano de todas as unidades de saúde do município e o aumento de casos de sífilis, que levaram muitas pessoas a procurar os serviços de saúde e foram encaminhados para testar também o HIV, descobrindo a sua sorologia positiva.

Dos 74 casos diagnosticados neste ano, destes 63% são em homens, sendo que a faixa etária mais afetada é entre 14 e 29 anos. Já a porcentagem de mulheres infectadas é de 37%, sendo a faixa etária mais afetada de 30 a 54 anos. Destes casos, 10 deles são de gestantes, sendo que cinco delas já eram portadoras, e as outras 5 descobriram durante a gestação. Desde 2008, não há novos casos na região, de crianças infectadas com o vírus.  


Na última terça-feira (24) a Secretaria de Saúde de Santa Catarina divulgou que o Estado ocupa o terceiro lugar no ranking nacional em mortalidade em função da Aids. Jaraguá do Sul ocupa a 11ª posição no ranking das cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes. De acordo com dados repassados pelo setor de Vigilância Epidemiológica neste ano, 8 pacientes morreram em decorrência da doença. Em 2014 foram 6. Entre 2010 e 2015 a média é de 8 mortes por ano.

Na próxima semana inicia a campanha, com ações de testagem rápida na Católica de SC. Nos dias 1º e 3, a ação ocorre à noite e no dia 2, de manhã. Além disso, no dia 1º, quando é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, será feita testagem rápida no Centro Administrativo de Jaraguá, destinado aos servidores públicos. De acordo com Fabiane Ananias, durante o ano foram feitas ações em outras universidades da região e em empresas.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim

Prazo para construções e manutenções encerrou na sexta-feira
Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim
Geral

Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa

Moradores interessados devem procurar os Cras na próxima semana
Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa
Geral

Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos

A melhora nas condições do tempo vai possibilitar a realização da primeira "Passarinhada", no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen
Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos
Economia

Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares

Projeto foi aprovado em primeiro turno
Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares
Ver mais de Geral