Geral

Indústrias sugerem plataformas para Instituto SENAI de Inovação em laser

28 Ago 2012 - 16h44

Representantes de mais de uma dezena de indústrias catarinenses e de outros Estados brasileiros apresentaram, nesta segunda-feira, dia 27, as demandas atuais e futuras que têm em relação às tecnologias a laser. O encontro foi mais um passo na construção do projeto do Instituto de SENAI de Inovação (ISI) que o Sistema FIESC e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) implantarão na Grande Florianópolis e que, a partir de sua inauguração, em 2014, transformará Santa Catarina no polo brasileiro de tecnologia a laser.

"Hoje, 95% da tecnologia a laser utilizada no Brasil é importada, o que significa que temos um grande espaço de crescimento", afirma Carlos Alberto Schuch Bork, especialista em desenvolvimento industrial do SENAI Nacional. Ele explica que alguns setores, como os de equipamentos para a exploração do pré-sal, indústria hospitalar, indústria de defesa e automotiva e aeronáutica, têm elevado potencial de atendimento, embora saliente que todos os segmentos econômicos apresentem demandas relacionadas às novas tecnologias.

Potenciais usuárias dos serviços do futuro ISI, as empresas participantes do encontro desta segunda-feira apresentaram mais de uma centena de aplicações, que agora passam a ser analisadas pela perspectiva de suas potencialidades e viabilidade e podem compor as plataformas tecnológicas do novo ISI. O próximo passo para a elaboração do projeto ocorre nos próximos dias 30 e 31 (quinta e sexta) com a presença de profissionais do Instituto Fraunhofer, de Berlim-Alemanha, parceiro do projeto. Os técnicos alemães participarão da elaboração do Plano de Negócios do ISI, utilizando como base as demandas identificadas nesta segunda-feira.

O de Tecnologia a Laser é um dos 23 institutos de inovação que o SENAI implantará em todo o país nos próximos anos, atendendo oito áreas do conhecimento - produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies e fotônica, microeletrônica, tecnologia da comunicação e da informação, tecnologias construtivas, energia e defesa. Santa Catarina receberá mais um deles, na área de Segurança Integrada, a ser instalado em Florianópolis, como afirma Bork, "o grande potencial e a cultura de pesquisa da região". Além dos institutos da Sociedade Fraunhofer, da Alemanha, a implantação dos ISI tem o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla inglesa), dos Estados Unidos.

Além dos ISI, o SENAI implantará mais 60 institutos de tecnologia - oito dos quais em Santa Catarina. "Os ISI são voltados a áreas transversais da economia, têm foco em pesquisa aplicada e são referência em âmbito nacional. Já os IST são orientados para setores industriais específicos, são referência estadual ou regional e atuarão com consultorias e serviços laboratoriais e na replicação das tecnologias desenvolvidas nos institutos de inovação", explica Bork.

Robert Banfield, da Mahle, indústria de filtros e componentes para motores automotivos, observa que existe uma grande expectativa no setor para a "redução de consumo de combustível e emissão de poluentes. O desafio do setor é obter melhor desempenho dos componentes do motor - redução de atrito e durabilidade".

Atuando há mais de 30 anos no desenvolvimento de tecnologias a laser, o professor Rudimar Riva, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Aeronáutica observa que a atividade ficou estagnada a partir dos anos de 1980 e 1990. "Houve um descompasso entre o desenvolvimento que era feito na academia e as necessidades industriais", afirma. Ele se diz otimista com a iniciativa do ISI, pois "o SENAI tem essa grande tradição e a facilidade de interação com a indústria".

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral