GERAL

Incêndio de grandes proporções atinge 600 casas em Manaus e deixa 4 feridos

18 Dez 2018 - 20h50Por Igor Moraes, Jéssica Otoboni e Bruno Tadeu,

Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 600 casas de madeira no bairro de Educandos, zona sul de Manaus, na noite desta segunda-feira, 17. O fogo teve início por volta das 21h e deixou ao menos 500 famílias desabrigadas. Quatro pessoas ficaram feridas após inalar fumaça. Há suspeita de que o fogo tenha sido provocado por acidente doméstico.

Muitas das residências atingidas estão localizadas perto do Rio Negro, às margens de um igarapé. Segundo o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o fogo tenha começado após a explosão de uma panela de pressão em uma das casas. "Minha esposa chegou em casa e foi cozinhar, quando a botija explodiu. Ela queimou braços e pernas e foi salva pelo meu filho mais velho", afirmou o peixeiro Paulo Sérgio, de 49 anos.

Sérgio mora com a esposa e três filhos e estava em uma feira no momento da explosão. Segundo afirma, ficou assustado quando viu as chamas de longe. "Não conseguimos salvar nem um palito de fósforo", disse o peixeiro, que foi se abrigar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição junto com cerca de outras cem famílias.

Na hora do incêndio, o vento estava muito forte e teria ajudado a alastrar as chamas. "Temos um posto do Corpo de Bombeiros próximo ao local, porém em casa de madeira a queima é rápida. O fogo só foi controlado por volta de 1 hora da manhã (3 horas, em Brasília)", disse o subcomandante geral dos Bombeiros, coronel Josemar Santos. De acordo com a corporação, foram mobilizados cem bombeiros e 14 caminhões, e mais de 100 mil litros de água foram usados para combater o incêndio.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), lamentou o ocorrido. "Toda a Prefeitura estará à disposição das vítimas da tragédia enquanto o problema durar", disse ele em sua conta no Twitter.

No fim da noite, a Prefeitura anunciou uma força-tarefa para atender às vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manautrans), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária prestaram atendimento às pessoas prejudicadas pelo incêndio.

Escolas, igrejas, centros sociais e esportivos recebem os desabrigados. Nas redes sociais, uma campanha convocou moradores da cidade para arrecadação de roupas, alimentos e outros materiais, com objetivo de ajudar as vítimas.

Desabrigada, a dona de casa Sandra Marta, de 49 anos, ajudou a salvar o irmão e seus três filhos, além da cunhada e outra irmã. Segundo afirma, as vítimas também teriam sofrido saques durante o incêndio. "Levaram muita coisa. Teve mais saque do que as próprias pessoas pegando suas coisas, mas o importante é que Deus deu a vida para quem conseguiu se salvar", disse

O presidente Michel Temer colocou os órgãos do governo federal à disposição das autoridades estaduais do Amazonas para apoiar as ações na região. "Minha solidariedade às famílias vítimas do incêndio em Manaus. Falei com o prefeito Arthur Virgílio e coloquei o governo federal à disposição."

Calamidade pública

Arthur Virgílio e sua mulher e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, estiveram nas primeiras horas desta terça-feira, 18, na área atingida pelo incêndio. "Irei assinar um decreto de calamidade pública para comprar com agilidade, sem a necessidade do burocrático processo de licitação, tudo o que for necessário neste momento para ajudar estas famílias que perderam o pouco que tinham", disse ele.

O prefeito também destacou as doações feitas às famílias. "O que for possível e estiver dentro das nossas forças será feito para mitigar o sofrimento dessas pessoas."

Elisabeth pediu à sociedade que se mobilize. "Estamos aqui prontos para receber doações de roupas, sapatos, remédios, colchões. Tudo é muito bem-vindo numa situação como essa." (Com Agência Brasil)

Matérias Relacionadas

Geral

Consórcio deve administrar castração de animais, informa vereador

Com o consórcio, todos os municípios da região do Vale do Itapocu vão poder participar.
Geral

Conselho de Cultura inicia conversas sobre o Plano Municipal de Cultura em Guaramirim

Conselho de Cultura inicia conversas sobre o Plano Municipal de Cultura em Guaramirim
Geral

Instituto Padre Aloísio recebe reconhecimento de utilidade pública

O Instituto fica na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, e está inserido na rota do turismo religioso catarinense, que, afirma Gadotti, está em crescimento
Instituto Padre Aloísio recebe reconhecimento de utilidade pública
Política

Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital em Jaraguá

O Sistema vai permitir que todo o processo de tramitação dos projetos de lei e de outras matérias na Câmara seja realizado de forma 100% digital.
Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital em Jaraguá
Ver mais de Geral