GERAL

Incêndio de grandes proporções atinge 600 casas em Manaus e deixa 4 feridos

18 Dez 2018 - 20h50Por Igor Moraes, Jéssica Otoboni e Bruno Tadeu,

Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 600 casas de madeira no bairro de Educandos, zona sul de Manaus, na noite desta segunda-feira, 17. O fogo teve início por volta das 21h e deixou ao menos 500 famílias desabrigadas. Quatro pessoas ficaram feridas após inalar fumaça. Há suspeita de que o fogo tenha sido provocado por acidente doméstico.

Muitas das residências atingidas estão localizadas perto do Rio Negro, às margens de um igarapé. Segundo o Corpo de Bombeiros, há indícios de que o fogo tenha começado após a explosão de uma panela de pressão em uma das casas. "Minha esposa chegou em casa e foi cozinhar, quando a botija explodiu. Ela queimou braços e pernas e foi salva pelo meu filho mais velho", afirmou o peixeiro Paulo Sérgio, de 49 anos.

Sérgio mora com a esposa e três filhos e estava em uma feira no momento da explosão. Segundo afirma, ficou assustado quando viu as chamas de longe. "Não conseguimos salvar nem um palito de fósforo", disse o peixeiro, que foi se abrigar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição junto com cerca de outras cem famílias.

Na hora do incêndio, o vento estava muito forte e teria ajudado a alastrar as chamas. "Temos um posto do Corpo de Bombeiros próximo ao local, porém em casa de madeira a queima é rápida. O fogo só foi controlado por volta de 1 hora da manhã (3 horas, em Brasília)", disse o subcomandante geral dos Bombeiros, coronel Josemar Santos. De acordo com a corporação, foram mobilizados cem bombeiros e 14 caminhões, e mais de 100 mil litros de água foram usados para combater o incêndio.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), lamentou o ocorrido. "Toda a Prefeitura estará à disposição das vítimas da tragédia enquanto o problema durar", disse ele em sua conta no Twitter.

No fim da noite, a Prefeitura anunciou uma força-tarefa para atender às vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manautrans), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária prestaram atendimento às pessoas prejudicadas pelo incêndio.

Escolas, igrejas, centros sociais e esportivos recebem os desabrigados. Nas redes sociais, uma campanha convocou moradores da cidade para arrecadação de roupas, alimentos e outros materiais, com objetivo de ajudar as vítimas.

Desabrigada, a dona de casa Sandra Marta, de 49 anos, ajudou a salvar o irmão e seus três filhos, além da cunhada e outra irmã. Segundo afirma, as vítimas também teriam sofrido saques durante o incêndio. "Levaram muita coisa. Teve mais saque do que as próprias pessoas pegando suas coisas, mas o importante é que Deus deu a vida para quem conseguiu se salvar", disse

O presidente Michel Temer colocou os órgãos do governo federal à disposição das autoridades estaduais do Amazonas para apoiar as ações na região. "Minha solidariedade às famílias vítimas do incêndio em Manaus. Falei com o prefeito Arthur Virgílio e coloquei o governo federal à disposição."

Calamidade pública

Arthur Virgílio e sua mulher e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, estiveram nas primeiras horas desta terça-feira, 18, na área atingida pelo incêndio. "Irei assinar um decreto de calamidade pública para comprar com agilidade, sem a necessidade do burocrático processo de licitação, tudo o que for necessário neste momento para ajudar estas famílias que perderam o pouco que tinham", disse ele.

O prefeito também destacou as doações feitas às famílias. "O que for possível e estiver dentro das nossas forças será feito para mitigar o sofrimento dessas pessoas."

Elisabeth pediu à sociedade que se mobilize. "Estamos aqui prontos para receber doações de roupas, sapatos, remédios, colchões. Tudo é muito bem-vindo numa situação como essa." (Com Agência Brasil)

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral