Imposto de Renda

Imposto de Renda 2016 tem novidades na declaração de rendimentos

29 Fev 2016 - 15h41

A Receita Federal informou nesta quarta-feira (24) as novidades na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. As principais delas estão relacionadas ao sistema da Receita, que ficou mais robusto e será capaz de cruzar mais dados dos contribuintes.


Confira quais são as principais mudanças da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016:

Adeus aos dados do cônjuge


Neste ano, o contribuinte obrigado a declarar imposto de renda não precisará mais detalhar os rendimentos do seu cônjuge. Bastará informar o CPF do marido ou mulher, uma vez que a Receita Federal já tem acesso às demais informações no banco de dados.

Checagem de dados de serviços


Profissionais autônomos (como médicos, psicólogos, advogados, odontólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) terão de preencher um campo informando seu registro profissional e informar, a cada mês, o rendimento obtido com cada paciente ou cliente, com exceção dos profissionais com rendimento mensal abaixo de R$ 1.903,98. Esses dados serão cruzados com os dos contribuintes, a fim de evitar fraudes e fazer com que pessoas que tenham comprovadamente altos gastos médicos não tenham a declaração retida na malha fina.

Fonte: Agência Brasil

Preenchimento mais fácil


A declaração do Imposto de Renda aproveitará mais dados da declaração anterior para facilitar o preenchimento. Antes, o sistema "puxava" apenas as informações relativas ao CNPJ da fonte pagadora e, agora, outras informações como poupança, aplicações financeiras já virão com o CNPJ preenchido. Os campos dos valores continuarão em branco.



CPF do dependente


Dependentes com mais de 14 anos deverão ter o CPF informado. Antes, a exigência de CPF era apenas para dependentes acima de 16 anos.

Gravar, transmitir… ops!


A Receita anunciou o fim dos botões "gravar" e "transmitir" do programa da declaração do Imposto de Renda. Eles serão substituídos por um único botão, o “entregar declaração”. O novo botão só enviará a declaração se não existir nenhuma pendência.

Neste ano, a estimativa é que 28,5 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física sejam entregues, ante 27,8 milhões no ano passado. A partir de 1° de março, os contribuintes passam a ter acesso também aos aplicativos móveis para preenchimento e entrega da declaração. O prazo final para envio é 29 de abril. Estão obrigadas a entregar a declaração as pessoas físicas que ganharam, no ano passado, a partir de R$ 28.123,91 em rendimentos tributáveis.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral