Geral

Implantação de nova rede do Santa Luzia começa amanhã

Atualmente, no Santa Luzia, a água é captada de um ribeirão, tratada e distribuída pelas redes já existentes aos mais de 3.500 moradores

10 Ago 2020 - 13h52Por Da Redação
Implantação de nova rede do Santa Luzia começa amanhã - Crédito: Divulgação / SamaeJS Crédito: Divulgação / SamaeJS

A partir desta terça-feira (11 de agosto), o Samae de Jaraguá do Sul fará a implantação de uma nova adutora de água para abastecer o Bairro Santa Luzia. A informação é da diretora presidente da autarquia da Prefeitura, Ana Carolina Silveira Figur, acrescentando que a recente estiagem reforçou a necessidade desta obra, que já estava prevista no Planejamento Estratégico do Samae.

Atualmente, no Santa Luzia, a água é captada de um ribeirão, tratada e distribuída pelas redes já existentes aos mais de 3.500 moradores. A situação se complicou na última semana, quando houve uma redução de 50% no volume de água do ribeirão onde acontece a captação de água para tratamento e distribuição à comunidade, sendo necessário o abastecimento do reservatório com caminhões pipa.

Com a nova adutora, o Samae levará água da ETA Central para o bairro, oferecendo mais segurança no abastecimento, especialmente nos períodos de estiagem ou de chuva intensa. A implantação da nova rede será a partir da rotatória em frente à Igreja São João (Vila Chartres) até a Igreja Santa Luzia, pelo lado direito da Estrada Waldemar Gumz e da Rua Carlos Frederico Ramthum, sentido bairro. Serão 5,2 km de redes de PVC de 200 milímetros, com investimento estimado em R$ 765 mil. Além da rede, serão instalados dois boosters para dar mais pressão e levar água aos pontos mais elevados do bairro. “Com essa iniciativa, o Samae garantirá o abastecimento do sistema independente que funciona lá desde a década de 1990 e que tem capacidade para tratar cerca de dez litros de água por segundo. Esse sistema é muito vulnerável, pois em períodos de estiagem não tem água suficiente, e em períodos de chuva forte, a turbidez impede o tratamento, deixando os moradores sem água”, explica a presidente do Samae, Ana Carolina.

Para executar a implantação da nova adutora, será necessária a interdição de meia pista da Estrada Waldemar Gumz e da Rua Carlos Frederico Ramthum, no horário das 7h30 às 17h30. “Pedimos a atenção dos motoristas e temos a certeza de que essa obra será de grande importância para os moradores de Santa Luzia”, diz a presidente.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Amvali entrega projeto de mobilidade e interligação viária da Estrada do Rio Molha

Amvali entrega projeto de mobilidade e interligação viária da Estrada do Rio Molha
Segurança

Três incêndios são registrados em Jaraguá

Os casos ocorreram entre o início da noite de domingo e o fim desta madrugada
Três incêndios são registrados em Jaraguá
Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Ver mais de Geral