banana mais doce do Brasil
IG de Banana Mais Doce do Brasil é publicado na revista oficial do INPI
O trabalho para o reconhecimento da banana da região de Corupá como a mais doce do Brasil foi desenvolvido ao longo de 12 anos, tendo começado com a Asbanco e depois recebeu a consultoria do Sebrae/SC, Universidade Federal de SC e a parceria com associações de bananicultores das cidades de Jaraguá do Sul, Schroeder e São Bento do Sul. Com o slogan “Doce por Natureza”, a intenção é diferenciar a banana produzida na região de Corupá das demais, devido ao clima e ao relevo que trazem características únicas à fruta.
A exemplo de outros produtos no mundo, o selo de Indicação Geográfica destaca a qualidade superior da fruta local. A certificação dá início a uma nova fase na bananicultura, especialmente na comercialização do produto com boa expectativa de valorização maior da banana no mercado.
O grande diferencial da banana da região de Corupá é o sabor da fruta, que é mais doce do que as demais produzidas em outras regiões do País. O sabor se deve à combinação de clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a fruta acumula mais minerais e açúcares tornando a banana região de Corupá muito mais doce.
Para o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, por meio da aquisição do selo de Indicação Geográfica (IG) da banana, a região passará a agregar valor econômico à banana, beneficiando produtores e empresas que trabalham com a fruta.
Segundo a diretora executiva da Asbanco Eliane Cristina Müller, a Indicação Geográfica será um fator determinante para adquirir vantagem econômica para a produção da região, proporcionando uma posição de destaque da região de Corupá no cenário comercial do País. “O reconhecimento pode se constituir como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da região, pois permitirá o crescimento de todo o território seja por meio do turismo ou pela promoção de novos produtos e serviços”, acrescenta.
Indicação Geográfica
O termo "indicação geográfica" é firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência.
Alguns exemplos envolvendo produtos de notável qualidade e, certificados e identificados com indicações geográficas, são os vinhos tintos da região de Bordeaux, os presuntos de Parma, os queijos Roquefort, entre outros.
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