transito
IFSC

IFSC abre 130 vagas em cursos de qualificação profissional em Jaraguá do Sul

12 Nov 2015 - 18h00

Os cursos de qualificação são ofertados na modalidade formação inicial e continuada (FIC) e voltados para o aperfeiçoamento profissional em diversas áreas.

Os cursos com vagas abertas são os de Bombeiro Civil (uma turma no período matutino e outra no noturno, cada uma com 30 vagas), Fundamentos de Ensaio Mecânico de Dureza (matutino, 20 vagas), NR-10 Básico (vespertino, 25 vagas) e NR-10 Reciclagem (Noturno, 25 vagas). As aulas do curso de Bombeiro Civil serão realizadas no Corpo de Bombeiros (Rua Manoel Francisco da Costa, 7.600, João Pessoa), enquanto os outros cursos terão aulas no Câmpus Geraldo Werninghaus (Rua dos Imigrantes, 500, Rau).

Os cursos oferecidos têm como forma de ingresso o sorteio público. O edital de ingresso está disponível no site www.ingresso.ifsc.edu.br., onde também devem ser feitas as inscrições. Para candidatos que não possuem acesso à internet, o IFSC disponibiliza computadores para isso em todos os câmpus.

Saiba mais sobre os cursos

O curso de Bombeiro Civil permite ao profissional formado atuar em instituições que combatam incêndios e prestem primeiros socorros, como corpo de bombeiros voluntários, guarda-vidas e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), atuando com ética, responsabilidade e compromisso social e profissional. O IFSC ficará responsável pelo ingresso dos estudantes, certificação e acompanhamento pedagógico. O Corpo de Bombeiros ficará responsável pelas aulas, corpo docente, local das aulas, recursos didáticos e de consumo necessários ao curso e período de treinamento previsto no curso. As aulas da turma do período matutino vão ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 12h, entre 1º de março e 8 de julho de 2016. Nas mesmas datas, serão realizadas as aulas da turma do período noturno, das 18h às 22h. Para ingressar no curso, é necessário ter pelo menos 18 anos, ensino fundamental completo e apresentar atestado de saúde para execução de atividades físicas.

Os estudantes que concluírem o curso de Fundamentos de Ensaio Mecânico de Dureza vão estar aptos a  realizar ensaios de dureza de materiais metálicos, atendendo a uma demanda crescente no controle de qualidade dos produtos e serviços oferecidos por estas empresas. As aulas vão ocorrer às quartas e sextas, das 9h às 12h, entre 24 de fevereiro e 11 de março de 2016. Os únicos pré-requisitos do curso são idade mínima de 18 anos e ensino médio completo.

O curso de NR-10 Básico tem como origem a atual legislação, que obriga os trabalhadores da área de eletrotécnica que tenham em seu currículo conhecimento de normas de segurança para atuação. A norma que regula a prática de segurança em instalações elétricas é a NR-10. As aulas do curso vão ser realizadas às terças e quartas, das 14h às 18h, entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2016. Os pré-requisitos do curso são idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.

O curso de NR-10 Reciclagem em Segurança em Serviços em Eletricidade - é obrigatório para todos os profissionais que fizeram o NR-10 Básico há mais de dois anos ou que mudaram de empresa ou de função. É uma revisão do NR-10 Básico, com aulas às terças e quartas, das 18h30 às 22h30. O único requisito é ter cursado o NR-10 anteriormente – o candidato deve apresentar certificado e cópia no ato da matrícula.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Ver mais de Geral